Essa bolacha de polvilho doce com coco é uma receita fácil e muito saborosa para fazer em casa! Lembra muito os tradicionais sequilhos e é perfeita para servir no café da tarde!
Essa bolacha de polvilho doce com coco é uma receita fácil e muito saborosa para fazer em casa! Lembra muito os tradicionais sequilhos e é perfeita para servir no café da tarde!
35 unidades
35 minutos
20 minutos
55 minutos
80 kcal
Junte inicialmente em um refratário o ovo, a manteiga e o açúcar. Bata esses três ingredientes com um fuê ou use a batedeira, até obter um creme claro, macio e encorpado.
Se você for usar a margarina com 80% de gordura, o ponto desse creme tende a ficar um pouco mais mole.
Em seguida, adicione o coco ralado. Nesta receita eu usei 80g de coco ralado úmido e adoçado. Gosto muito de sentir o sabor do coco mais presente na bolachinha, mas se preferir, você pode usar uma quantidade menor, entre 50 a 60g, tranquilamente.
Assim que adicionar o coco ralado, misture bem com uma colher até incorporar no creme. Hum, o cheirinho de coco é uma delícia!😋
Agora, adicione o polvilho doce peneirado e sempre aos poucos para não passar do ponto de enrolar.
Inicialmente, misture os ingredientes com a colher e vai adicionando o polvilho peneirado aos poucos até a massa ficar mais encorpada e difícil de continuar misturando com a colher.
Sendo assim, siga incorporando o polvilho com as mãos limpas e higienizadas.
Assim que a massa estiver um pouco mais firme, adicione o fermento em pó e se for necessário, adicione mais um pouco do polvilho peneirado.
A massa da bolachinha não pode ficar mole porque além de ficar difícil de modelar, ela se espalha quando estiver assando e também, não pode ficar seca ou quebradiça pois fica bem difícil de modelar.
O ponto ideal da massa é quando ela fica compacta, firme, mas ao ser pressionada dá uma leve rachadinha, porém não pode ficar seca, quebradiça ou grudenta nas mãos.
É importante sentir a massa macia com uma leve umidade da manteiga e do ovo.
Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe amido de milho ou farinha de trigo, ou então use o papel manteiga e ligue o forno a 180ºC para aquecer por 10 a 15 minutos enquanto enrola as bolachinhas.
Um detalhe que você pode observar é que, quando a massa fica parada sem modelar, pode acontecer dela ficar um pouco seca, esfarelada e com isso, você vai sentir dificuldade para modelar.
Mas é só devolver um pouco de umidade à massa adicionando 1 colher de (sopa) de água filtrada, amasse novamente e adicione só mais um pouquinho de água caso sinta que a massa não voltou ao ponto certo para modelar.
Essa bolacha de polvilho doce com coco pode ser modelada da maneira que preferir mas, o jeito mais tradicional é modelar no formato de uma bolinha com o peso aproximado de 18g cada e depois, pressionar levemente a superfície com o garfo. É bem fácil!
Feito isso acomode na forma com uma distância de dois dedos entre elas. É importante que todas tenham o mesmo tamanho para assarem por igual.
Com o forno preaquecido a 180ºC leve as bolachinhas modeladas para assar por 15 a 20 minutos dependendo do forno e também do tamanho delas. As bolachinhas vão crescer e na base ficam ligeiramente douradas.
Ao ver a base douradinha, retire do forno com cuidado e deixe esfriando sobre uma grade.
Deixe esfriar completamente antes de desenformar, porque quando estão quentes ficam moles por dentro e podem quebrar facilmente.
Depois que esfriarem estarão perfeitas para serem servidas. As bolachinhas ficam branquinhas na superfície, douradas na base, sequinhas, levemente crocantes e derretem na boca. Uma delícia!
Depois que esfriarem, armazene em um pote bem fechado por até 2 a 3 dias.
Quando fiz esta receita sobrou 24g de polvilho mas, isso pode variar de acordo com o tamanho do ovo e também da escolha entre manteiga e margarina com 80% de gordura.
A margarina é mais mole que a manteiga, e a massa pode pedir um pouquinho mais ou menos de polvilho.