Broa de Fubá

A broa de fubá é uma quitanda encantadora! Possui uma história rica com diversas variações nos ingredientes, sendo parte importante da culinária brasileira.

É uma combinação rústica de simplicidade e delicadeza, levemente adocicada e perfumada suavemente com as sementes de erva-doce.

Ah! Amei as broas de fubá com queijo! Acompanhe estas delícias com um café ou chá da tarde maravilhoso.

Avalie esta receita
0.0 de 5 (0 votos)
broa de fubá

Informações da Receita

Rendimento

52 unidades

Tempo de Preparo

25 minutos

Tempo de Cozimento

40 minutos

Tempo Total

1 hora e 5 minutos

Calorias

350 kcal

Ingredientes

Vídeo da Receita

Modo de Preparo

  1. Preparo da Massa

  2. Primeiramente, separe em um refratário o fubá mimoso e o polvilho doce. Misture os ingredientes com uma colher e reserve.

  3. Em uma panela grande, adicione o leite e o óleo. Utilizei o óleo de soja para fazer a broa de fubá simples e a medida do copo americano é de 190 ml. Leve estes ingredientes para ferver.

  4. Inicialmente, deixe em fogo alto e em seguida, acrescente o açúcar. Enquanto os ingredientes estão esquentando em fogo alto, adicione a erva doce e mexa bem os ingredientes para ajudar a dissolver o açúcar.

  5. Nesse meio tempo, acrescente o sal na mistura de fubá e polvilho, misture bem e reserve novamente. Volte a misturar os ingredientes líquidos e, assim que o leite e o óleo começarem a ferver, continue misturando por 30 segundos para que o óleo e o leite possam se misturar de maneira mais homogênea.

  6. Em seguida, abaixe o fogo e adicione a mistura do fubá com o polvilho e o sal. Esta é uma etapa muito importante da receita; é preciso mexer sem parar, todos os ingredientes com uma colher resistente por 4 minutos para que o fubá possa cozinhar.

  7. Depois de 4 minutos de cozimento em fogo baixo, observe o ponto da massa: no fundo da panela, vai ter criado uma película fina. Dessa forma, desligue o fogo para evitar de queimar e transfira a massa da broa para uma bacia de alumínio, própria para uso culinário, para amornar.

  8. Assim que a massa da broa de fubá esfriar um pouco, pode começar a adicionar os ovos por vez. É importante deixar a massa amornar para evitar dos ovos cozinharem na massa quente e desandar toda a receita.

    Outra dica é quebrar os ovos separadamente em outro recipiente para evitar de perder a receita toda por conta de um ovo estragado.

  9. Gosto de adicionar os ovos à massa, dois de cada vez. São os ovos que fazem a massa atingir o ponto. Assim que adiciono os dois ovos, vou mexendo os ingredientes com a colher. Quando os ovos estão em temperatura ambiente, incorporam-se melhor na massa.

  10. E logo após adicionar os próximos dois ovos, totalizando quatro ovos, continue misturando muito bem a massa da broa de fubá. Essa etapa pode fazer com as mãos limpas e higienizadas. Repita esse processo até completar a adição de seis ovos na massa.

  11. A partir do sétimo ovo, recomendo acrescentar um por vez para não passar do ponto. Volte a misturar a massa por mais 1 minuto. Adicione mais ovos de acordo com a necessidade da massa. Enquanto estiver misturando a massa fique sempre prestando atenção na consistência e na textura dela. Não pode ficar dura e nem mole demais.

  12. Você vai saber que chegou no ponto, quando observar uma massa mais pegajosa, levemente amolecida e, ao pegar uma porção de massa com uma colher e virá-la, a massa precisa cair da colher sem muito esforço. Observe também a textura, que deve estar lisa e homogênea.

  13. Ao atingir o ponto, adicione o fermento em pó e misture tudo muito bem novamente. Pode acontecer da massa endurecer um pouco com a adição do fermento. Se isso acontecer, adicione mais um ovo para voltar o ponto da massa. Reserve.

  14. Montagem

  15. Unte o fundo das assadeiras com óleo ou manteiga e com uma camada fina de fubá mimoso. Use uma peneira para distribuir uma camada fina de fubá na assadeira uniformemente. Separe também uma xícara de (chá) com um pouco de fubá para empanar as broas.

  16. Nesse meio tempo, ligue o forno a 180ºC para aquecer e comece a preencher as assadeiras com as broas de fubá modeladas, deixando espaço de 2 a 3 cm entre elas para que possam assar de modo uniforme e crescer.

  17. Agora, para modelar as broas de fubá é simples: use duas colheres de (sopa). Pegue uma porção de massa com uma colher de (sopa) e empurre a massa com a outra colher para cair entro da xícara de (chá) com o fubá.

    Chacoalhe suavemente, fazendo movimentos circulares, para empanar a broinha no fubá e, ao mesmo tempo, dar-lhe a forma de uma bolinha.

    Dessa forma, ao pegar a broinha com a mão, fica muito fácil de dar o acabamento final de sua preferência sem grudar nas mãos. Gosto de deixar ela redondinha e depois dou uma leve achatadinha.

  18. Depois de completar as assadeiras, leve as broas de fubá para assar no forno bem quente a 180ºC por aproximadamente 40 minutos ou até ficarem douradinhas e firme ao toque.

  19. Elas ficam com a base bem assada e são fofinhas bom dentro! Uma delícia!

Conservação

Depois de frias, armazene em potes herméticos por até 3 dias.

Dúvidas Frequentes sobre Broa de Fubá

Posso usar a batedeira para fazer broa de fubá?
+
Sim, você pode usar a batedeira para fazer broa de fubá, misturando a massa de forma rápida e homogênea. Para um toque tradicional, misture à mão até atingir a textura ideal. Use velocidade baixa na batedeira e pare quando a massa estiver uniforme.
A broa de fubá fica com cheiro de ovo?
+

Não fica com cheiro e nem gosto de ovo. Predomina o sabor e o cheiro característico da broa de fubá mineira tradicional. Pelo fato de ser uma receita grande, que rende muitas unidades, é normal utilizar mais ovos. Mas lembre-se de que a quantidade de ovos na receita pode variar de acordo com o peso dos mesmos. Por exemplo, se estiver utilizando ovos pequenos, vai precisar adicionar mais ovos até dar o ponto. E se os ovos forem grandes, vai utilizar menos ovos na receita.

Qual fubá é melhor para fazer broa de fubá?
+
O fubá mimoso é o melhor para fazer broa de fubá, pois é mais fino e deixa a textura leve. Evite o fubá grosso, ideal para polenta, e prefira um fubá de boa qualidade. Isso garante uma broa macia e saborosa.

Gostou da Receita? Compartilhe!

WhatsApp
Pinterest
Email

Deixe um comentário

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments