Caldo de Mandioca com Calabresa e Bacon
2
litros10
minutes30
minutes380
kcal40
minutesEsta receita de Caldo de Mandioca com calabresa e bacon é simplesmente deliciosa! É um caldo reconfortante e muito saboroso, perfeito para servir no jantar, especialmente após um banho relaxante ou em dias mais frios. Eu amo preparar esse caldo. Rende bastante e, dependendo da porção, pode servir como prato principal para até 6 pessoas.
Mantenha a tela do seu dispositivo ligada
Ingredientes
960 g de mandioca crua
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal
1500 ml de água em temperatura ambiente
fio de azeite extravirgem (opcional)
1 gomo de linguiça calabresa cortadas a gosto (250g)
210 g de bacon em cubos menores
- Tempero caseiro
Folhas de salsinha a gosto
Alguns talos da salsinha
1 cebola média
1 dente de alho grande ou 2 dentes de alho de tamanho médio
Pimenta bode a gosto (opcional)
1/2 colher (chá) de páprica picante, defumada ou doce
Modo de Preparo
- A princípio, se a mandioca estiver fresca, cozinhe-a primeiro e, depois que esfriar, retire os pavios e corte-a em pedaços menores. Por outro lado, se a mandioca crua estiver descongelada, é possível antecipar facilmente as etapas de retirar os pavios de cada uma e, em seguida, cortá-la em vários pedaços menores.
- Para fazer o caldo, utilizei as mandiocas descongeladas. Então, após antecipar os preparos, o próximo passo é levá-las para cozinhar na pressão com a água, o louro e o sal. Inicialmente, deixe em fogo alto e, assim que a panela pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 15 minutos.
- Enquanto as mandiocas picadas cozinham, separe os temperos que vão deixar este caldo de mandioca bem saboroso! Fique à vontade para utilizar os temperos de sua preferência, que não tem erro. Por aqui, separei folhas de salsinha a gosto, alguns talos da salsinha, alho e pimenta bode a gosto.
- Coloquei no liquidificador apenas a cebola e os talinhos de salsinha com um pouquinho de água filtrada para ajudar a transformar esses ingredientes em uma pastinha. Caso utilizar o mixer elétrico, não é necessário adicionar a água.
Sobre os talinhos, levei em consideração o tamanho da cebola. Por exemplo, separei aproximadamente 5 talinhos médios para 1 cebola de tamanho médio. A intenção é trazer sutilmente o sabor dos talinhos para o caldo. Feito isso, reserve. - O preparo do alho também é a gosto: você pode amassá-lo, cortar em lâminas finas ou picar em pedacinhos. Escolhi a versão picada em pedacinhos para sentir um pouco do sabor forte do alho mas, ao mesmo tempo, com uma leve textura. Reserve.
- Assim que completar os 15 minutos de cozimento das mandiocas, desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha da panela. Em seguida, abra a panela e verifique se estão bem macias.
Se estiverem macias, retire a folha de louro e leve tanto a mandioca quanto a água do cozimento, ao liquidificador. Caso preferir, separe alguns pedacinhos para deixar inteiro no caldo de mandioca e o restante, bata até obter um caldo cremoso e homogêneo. Reserve. - Agora, em uma panela grande e em fogo alto, doure levemente a linguiça calabresa e o bacon. Caso preferir, coloquei um fio de azeite e misturei todos os ingredientes com a ajuda de uma colher.
- Após alguns minutos dourando, a linguiça e o bacon liberam um pouco da própria gordura. Ao observar que os ingredientes estão levemente dourados, adicione o alho e misture bem. É importante não deixar o alho queimar para não amargar.
- Em seguida, acrescente os ingredientes que batemos no liquidificador e misture bem. A cebola, batida dessa forma, ajuda a retirar todos os sabores caramelizados grudados no fundo da panela. Isso agrega mais sabor no caldo!
- Feito isso, adicione a páprica picante e a pimenta. Ambos são ingredientes opcionais. A páprica pode ser substituída pela defumada ou a doce. Mexa os ingredientes e em seguida, adicione o caldo de mandioca cremoso.
- Misture tudo muito bem para que todos os temperos e sabores, incorporem na mandioca e, deixe esse caldo maravilhoso apurando por alguns minutos com a panela semitampada em fogo brando e mexendo o caldo de vez em quando para não grudar e nem queimar no fundo da panela.
- Verifique se precisa de corrigir o sal e finalize com as folhas de salsinha picada, se você tiver cebolinha, pode colocar também, fica delicioso! Desligue o fogo e já está pronto! Sirva morno.
Vídeo da Receita
Dicas
- Depois de frio, pode armazenar em potes apropriados para alimentos dentro da geladeira por 3 dias ou até 30 dias no freezer.