Carne de Panela com Mandioca

Hoje, vamos cozinhar uma clássica e deliciosa receita de carne de panela com mandioca.

O corte de carne que vamos utilizar é conhecido por muitos nomes dependendo da região: ponta de peito, granito, maçã do peito, costela gaúcha, e nos Estados Unidos, Brisket.

Independentemente do nome que lhe damos, este corte possui uma gordura particularmente saborosa, sendo considerada por muitos como a mais gostosa do churrasco! De fato, a ponta de peito é um clássico indiscutível no churrasco gaúcho.

Entretanto, nossa receita de hoje desvia um pouco da tradição do churrasco, e vai levar esta peça de carne até a panela de pressão.

Pode parecer estranho para alguns, mas há um bom motivo para isso: a carne da ponta de peito é um corte firme, que precisa de um pouco mais de tempo para cozinhar e se tornar macia.

É aí que entra a panela de pressão, acelerando esse processo e garantindo uma carne deliciosamente suculenta. Inclusive, pode-se considerar uma das melhores carnes para fazer carne de panela.

Portanto, se prepare para uma aventura culinária simples, porém saborosíssima, enquanto criamos nossa versão de carne de panela com mandioca. Pegue seu avental e vamos começar!

Avalie esta receita
0.0 de 5 (0 votos)
carne de panela com mandioca

Informações da Receita

Rendimento

6 porções

Tempo de Preparo

10 minutos

Tempo de Cozimento

40 minutos

Tempo Total

50 minutos

Calorias

300 kcal

Ingredientes

Vídeo da Receita

Modo de Preparo

  1. Antecipadamente, a ponta de peito pode ser solicitada ao açougueiro de sua confiança para que pique em cubos médios para cozinhar a carne na panela de pressão.

    Imagem do passo
  2. Tudo pronto, coloque a carne ponta de peito, primeiramente, em uma tigela e tempere com um pouco do suco de 1/2 meio limão espremido.

    Nesse meio tempo, pique a fatia de bacon e os demais temperos que irá utilizar para fazer a carne de panela.

    Imagem do passo
  3. Em seguida, leve a panela de pressão (sem a tampa) para esquentar em fogo alto. Assim que a panela esquentar, acrescente então, um fio de azeite para ajudar a fritar o bacon.

    Acrescente o bacon e depois de alguns segundos, acrescente também, a cebola picada para dourar. Depois de alguns segundos, coloque sal à gosto e logo após, o alho amassado. Misture todos estes ingredientes e deixe caramelizar.

    Imagem do passo
  4. Pouco depois, acrescente a ponta de peito, a pimenta e o orégano a gosto. Volte a mexer todos os ingredientes com uma colher para que a carne de panela com mandioca fique bem temperada.

    Assim que chegar nesta etapa, você irá perceber um pouco de água que a própria carne solta, principalmente por conta do sal que foi adicionado anteriormente, após a cebola.

    Imagem do passo
  5. Você pode esperar essa primeira água secar ou então, já pode adicionar a água fervente até cobrir toda a carne. Em seguida, tampe a panela e assim que ela pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 20 minutos.

    Imagem do passo
  6. Depois de 20 minutos, desligue o fogo e retire a pressão da panela com cuidado, seguindo as instruções recomendadas no manual da panela que for utilizar ou até que a pressão saia naturalmente sem que abra a tampa.

  7. Feito isso, acrescente a mandioca picada, misture os ingredientes e tampe a panela de pressão. Acenda o fogo novamente e assim que a panela pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por mais 15 minutos.

    Imagem do passo
  8. Após esse tempo, retire a pressão e deixe a carne de panela com mandioca cozinhando sem a tampa, para engrossar o caldo.

    É bom experimentar um pedacinho da carne e da mandioca, para verificar se precisa de mais sal. Caso precisar, adicione com moderação para não salgar demais.

    Imagem do passo
  9. Finalize com bastante cheiro verde (cebolinha e salsinha picada) a gosto. Fica delicioso!

Dicas

Sirva com arroz, couve refogada e uma salada de tomate.

Gostou da Receita? Compartilhe!

WhatsApp
Pinterest
Email

Deixe um comentário

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments