Esse creme de mandioquinha é encantador! Pensa num caldo reconfortante que te aquece de verdade? Além disso, tem uma textura leve, é super cremoso e muito saboroso!
Esse creme de mandioquinha é encantador! Pensa num caldo reconfortante que te aquece de verdade? Além disso, tem uma textura leve, é super cremoso e muito saboroso!
Gosto de servir bem quentinho, acompanhado de uma farofa de bacon douradinha que, na minha opinião, combina perfeitamente com o sabor suave da mandioquinha.
É uma receita simples, fácil de preparar, elegante e é uma delícia para se aquecer nos dias frios — ou para servir em um jantar especial em casa para a família ou amigos.
1600 ml
25 minutos
35 minutos
1 hora
642 kcal
Inicialmente, descasque 1 kg de mandioquinha e corte em pedaços menores para serem cozidas em água filtrada juntamente com os talos de salsinha, o alho, a folha de louro e o sal.
Se preferir cozinhar em uma panela comum, adicione mais 200 ml de água e cozinhe com a panela semi-tampada por 15 a 20 minutos, ou até a mandioquinha ficar bem macia. Agora, se for cozinhar na panela de pressão igual eu fiz, tampe bem e leve ao fogo. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 7 minutos.
Enquanto cozinha, bata no liquidificador 1 cebola média cortada em pedaços com 1 colher (sopa) de azeite até formar uma pastinha homogênea. Reserve.
Após o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente da panela antes de abrir com cuidado. A mandioquinha precisa estar bem macia – praticamente desmanchando.
Em seguida, retire os talos de salsinha e a folha de louro. Leve a mandioquinha e o alho cozido ao liquidificador, acrescente a água do cozimento e bata até formar um creme liso e cremoso. Feito isso, reserve.
Agora, aqueça uma panela grande em fogo médio e adicione a pastinha de cebola com azeite que estava reservada. Com a ajuda de uma colher, espalhe bem no fundo da panela e mexa delicadamente, deixando a cebola suar e liberar sua própria água, sem deixar dourar. Caso necessário, abaixe o fogo.
Se for usar o gengibre ralado, adicione neste momento. Esse ingrediente é opcional, mas traz um toque quente e suave que combina muito bem com o creme de mandioquinha.
Assim que a água da cebola evaporar, adicione o creme batido de mandioquinha. Misture bem para incorporar os sabores e logo após, tempere com a pimenta-do-reino a gosto.
Por último, acrescente o creme de leite (caixinha ou o fresco) e siga mexendo em fogo baixo, apenas até incorporar.
Antes de finalizar, prove um pouco para verificar se precisa de ajustar o sal. Se estiver tudo certo, desligue o fogo e tampe a panela para manter o creme quentinho. Reserve por enquanto.
A princípio, aqueça uma frigideira grande antiaderente em fogo médio para derreter a manteiga e em seguida, adicione o bacon em cubinhos para dourar suavemente, mexendo com frequência. O bacon vai liberar sabor, amolecer um pouquinho e dourar suavemente.
Assim que o bacon estiver no ponto — levemente dourado — adicione o alho picadinho (opcional). Refogue rapidamente, apenas para liberar o aroma, tomando cuidado para não deixar o alho queimar, pois isso pode amargar a farofa.
Em seguida, acrescente a farinha de mandioca (use uma fina com floquinhos maiores misturados para equilibrar leveza, umidade e crocância). Lembrando que a quantidade sugerida pode variar um pouco para mais dependendo da gordura do bacon.
Continue mexendo e deixe a farinha dourar levemente — sempre cuidando para não queimar o alho e nem a farofa. Se quiser, pode adicionar uma pitadinha de sal a gosto.
Por fim, desligue o fogo e finalize com cheiro-verde fresco a gosto. O cheiro-verde é a combinação de salsinha e cebolinha picadas e elas vão trazer frescor e mais sabor para a nossa farofa. E já está pronta para acompanhar o creme! 😋
Quer uma farofa mais crocante e com sabor mais neutro? Então, é só substituir a farinha de mandioca pela farinha panko.
© 2020 – 2025 Receitas Kidelícia. Todos os direitos reservados. Fotos, vídeos e textos são propriedade do Receitas Kidelícia.