Esta esfiha aberta de bacon é uma sugestão deliciosa para preparar para a família, os amigos e até mesmo como inspiração caso esteja buscando uma ideia de salgado assado para vender!
Esta esfiha aberta de bacon é uma sugestão deliciosa para preparar para a família, os amigos e até mesmo como inspiração caso esteja buscando uma ideia de salgado assado para vender!
21 unidades
32 minutos
15 minutos
47 minutos
315 kcal
Antes de tudo, vamos preparar os ingredientes do recheio que iremos utilizar na esfiha aberta de bacon. Começando pelo bacon, é necessário tirar a parte durinha da peça e logo após, picar em cubinhos.
Em seguida, leve para fritar na Airfryer ou na frigideira. Utilizei a Airfryer para fritar o bacon na temperatura de 180ºC por 12 minutos. O ponto adequado para o bacon, é continuar macio e suculento. Feito isso, reserve.
Um outro ingrediente que será necessário preparar é o queijo muçarela, caso tenha comprado em pedaço, você precisará usar a parte mais fina do ralador para ralar o queijo. Depois que ralar, guarde na geladeira até o momento de usar.
Agora, o próximo ingrediente para deixar pronto para facilitar na montagem da nossa esfiha aberta de bacon é o tomate. Pique em cubinhos e reserve.
De antemão, separe um refratário para colocar os ingredientes da massa de esfiha. Comece colocando o óleo, a água morna, o açúcar e o fermento. Em seguida, mexa por alguns segundos com a ajuda de uma colher para dissolver o fermento. É bem rapidinho!
Logo após, acrescente o sal, misture novamente com a colher. Em seguida, já pode adicionar a farinha de trigo! Adicione a farinha sempre aos poucos e siga misturando os ingredientes até sentir dificuldade de continuar mexendo com a colher.
Assim que chegar neste ponto da massa, significa que já pode transferi-la para uma bancada limpa e higienizada para iniciar a sova manual. Inicialmente, faça movimentos com as mãos trazendo as bordas da massa para dentro e no centro da massa de esfiha e depois, pressione e empurre a massa com os dedos.
Enquanto estiver sovando, é importante sentir a textura e observar a consistência da massa. Se estiver grudando nas mãos e na bancada, acrescente a farinha de trigo e sempre aos poucos. Pode sovar a massa da esfiha por 10 minutos. A farinha de trigo que sobrar, utilize para abrir a massa de esfiha aberta e enfarinhar as formas.
Nesse meio tempo, você vai perceber que a massa irá parar de grudar nas mãos e na bancada e terá uma aparência mais lisa e macia. Quando isso acontecer, não precisa acrescentar mais farinha de trigo. Ou seja, nesta receita não foi necessário usar toda a farinha de trigo na massa. Aqui sobrou 40 gramas.
Em seguida, pode espalhar algumas gotinhas de óleo na bancada e continuar sovando em cima até completar os 10 minutos. Fazer isso ajuda a massa ficar mais macia.
Depois de 10 minutos, pode deixar a massa no formato de uma bola. Polvilhe um pouco de farinha de trigo na bancada e coloque a massa em cima da farinha para descansar por 10 minutos. Em seguida, cubra a massa com um pano de prato limpo para não ressecar.
Enfim, 10 minutos depois de descanso, olha o quanto a massa de esfiha está fofinha!
Agora, pegue um pedaço de massa de esfiha para abrirmos em cima da bancada e mantenha coberto com o pano, o restante de massa que não for utilizar no momento.
E, aqui é bem simples! Só polvilhar um pouco de farinha de trigo na bancada e no rolo de massa e abrir a massa de esfiha aberta com uma espessura de 2 milímetros.
Depois que abrir a massa, é o momento de cortar os discos. Para cortar os discos da esfiha aberta, utilizei a borda de uma tigela com 13 cm de diâmetro. Agora é só posicionar a tigela com a borda externa voltada para baixo em cima da massa aberta, pressionar e girar a tigela suavemente para criar um círculo.
Repita esse processo no restante de toda a massa. O próximo passo é retirar as sobras de massa e guardar junto com o restante da massa que está coberta com o pano de prato para não ressecar.
Essa esfiha aberta tem a borda recheada com requeijão cremoso. Dessa forma, deixe uma margem no disco e acrescente o requeijão cremoso de bisnaga na quantidade que preferir. Só não exagerar na quantidade para poder conseguir fechar a borda.
O próximo passo agora é dobrar a margem da massa sobre o requeijão cremoso para formar a borda recheada. Pressione a massa com a ponta do dedo indicador suavemente, se achar que a massa não esta selando, pode pincelar um pouco de água antes de dobrar.
Assim que fechar a borda já pode começar a rechear com uma camada de muçarela, bacon, tomate, orégano e mais muçarela ralada.
Por fim, assim que as esfihas abertas de bacon estiverem devidamente recheadas pode acomodá-las em uma assadeira untada com óleo e enfarinhada com farinha de trigo, com uma pequena distância entre elas. Feito isso, pincele as bordas com uma gema de ovo.
Asse a esfiha aberta de bacon no forno bem quente à 250ºC por 15 a 20 minutos. Antecipadamente, preaqueça o forno à 250ºC por 10 a 15 minutos.
Afinal, com esta receita simples de esfiha aberta, consegui produzir 21 unidades deliciosas!
Um tamanho bom para vender esta esfiha aberta de bacon na lanchonete por exemplo, é cortar os discos de massa com 17 cm de diâmetro e você pode produzir outras opções de recheio.
© 2020 – 2025 Receitas Kidelícia. Todos os direitos reservados. Fotos, vídeos e textos são propriedade do Receitas Kidelícia.