Kibe Frito

O kibe frito é perfeito para variar no cardápio da semana, servir como petiscos em um Happy Hour e em festas de aniversários.

Depois de passar por algumas frustrações com a massa do kibe desmanchando completamente na hora de fritar, aprendi como observar o ponto certo para modelar o kibe e fritar com sucesso! Fica uma delícia!

Avalie esta receita
4.5 de 5 (4 votos)
kibe frito

Informações da Receita

Rendimento

30 unidades

Tempo de Preparo

3 horas

Tempo de Cozimento

4 minutos

Tempo Total

3 horas e 4 minutos

Calorias

260 kcal

Ingredientes

Tempero Caseiro

Recheio

Vídeo da Receita

Modo de Preparo

  1. Para fazer o kibe, é necessário antecipadamente, hidratar o trigo para kibe com a água morna. Nesta receita, irei utilizar 650 ml de água morna pois o tempero caseiro que gosto de utilizar tem mais 40 ml de água. Dessa forma, se você for utilizar somente temperos secos na massa do quibe, pode utilizar nesta etapa, 700 ml de água morna.

    Imagem do passo
  2. Após misturar bem, deixei o trigo hidratando em água morna por 2 horas dentro de uma bacia com tampa. Depois de hidratado, os grãos aumentam de tamanho. A próxima etapa, é mexer o trigo com uma espátula ou uma colher para que os grãos fiquem soltinhos e reserve.

    Imagem do passo
  3. Para temperar a massa do quibe, irei utilizar um tempero caseiro que gosto bastante. Se preferir seguir a receita com o mesmo tempero, eu usei o liquidificador para bater a cebola cortada em pedaços médios, o dente de alho já amassado pra facilitar, a água filtrada e o sal, até formar uma pastinha.

    Imagem do passo
  4. Em seguida, pode despejar o tempero caseiro na massa do quibe e misturar muito bem para incorporar nos grãos.

    Imagem do passo
  5. Assim que misturar bem o tempero caseiro no trigo, adicione o restante dos outros ingredientes que são: a carne moída crua, a salsinha picada a gosto, 1 colher (sopa) rasa de sal e a pimenta do reino a gosto.

    Imagem do passo
  6. Depois que adicionar todos os ingredientes, a massa do quibe precisa ser sovada. Se você tiver um moedor de carne, pode moer todos estes ingredientes até duas vezes. Caso não tiver, sove a massa com as mãos limpas e higienizadas até dar o ponto. Não coloquei hortelã pois onde moro não é sempre que tem disponível.

    Imagem do passo
  7. Depois de 10 minutos sovando o kibe, ele vai ficar bem misturado mas ainda não estará no ponto certo para fazer o kibe frito sem desmanchar quando for fritar. Como confirmar o ponto? É simples. Pegue um pedaço de massa, abre na palma da mão e tente modelar.

    Se ele rachar facilmente, então significa que precisa continuar sovando por mais 10 ou 15 minutos. Em seguida, repita o teste novamente para confirmar. Enquanto estiver rachando ao modelar, volte a sovar.

    Imagem do passo
  8. Quanto mais sovar a massa do kibe, você vai perceber que ela ficará uniforme, macia, maleável, levemente pegajosa, firme, porém, flexível. Dessa forma, ao abrir a massa na palma da mão, tentar modelar e não se quebrar facilmente, então significa que pode continuar com a receita do kibe frito.

    Imagem do passo
  9. Feito isso, você pode modelar da maneira como preferir. Nesta receita de kibe frito, vou fazê-los recheados com requeijão cremoso de bisnaga.

    Antes, transfiro a massa do kibe para uma forma e faço várias divisões nela com uma faca umedecida com água filtrada, para ficar mais fácil de retirar cada porção com a colher de (sopa).

    Imagem do passo
  10. Os kibes recheados que faço ficam com o peso total de 80g cada. Com a prática consigo sentir o peso da massa e do requeijão que pego com a colher mas, você pode utilizar uma balança de cozinha para definir o peso certinho de cada porção.

    Depois de pegar a massa com a colher, eu abro ela na palma da mão e coloco 1/2 colher (sopa) de requeijão ao centro da massa aberta. Este requeijão cremoso não contém amido nos ingredientes.

    Imagem do passo
  11. Em seguida, fecho o kibe recheado modelando com as mãos, deixando as extremidades mais finas em comparação com a parte central. É bem simples!

    Imagem do passo
  12. Logo após modelar todos os kibes, coloque o óleo de cozinha em uma panela para esquentar. A temperatura do óleo precisa estar no ponto que ao colocar um pedaço pequeno da massa do kibe cru no óleo, ele afunda até o fundo da panela e instantaneamente, sobe para a superfície.

    Imagem do passo
  13. Dessa forma, pode começar a fritar os kibes. Coloque um de cada vez no óleo, com ajuda de uma escumadeira, com cuidado, e frite poucas unidades de cada vez.

    Na minha panela por exemplo, eu frito de 3 em 3 ou até 4 unidades por vez. E, o óleo precisa cobrir todo o kibe.

    Depois de dourados, deixe secando no papel toalha e logo depois, já pode servir! Huuum…ficam deliciosos, macios e totalmente crocante por fora!

    Imagem do passo

Dicas

  • Se você gostar e tiver acesso ao hortelã fresco, pode diminuir a quantidade da salsinha para equilibrar com o hortelã.
  • Com esta mesma massa, é possível fazer os kibes de festa, que têm um peso entre 20 a 25 gramas, podendo ser simples ou recheados.

Gostou da Receita? Compartilhe!

WhatsApp
Pinterest
Email

Deixe um comentário

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receitas que você também pode gostar