Esse bolo de bagaço de milho é perfeito para evitar o desperdício! É um bolo simples, levemente úmido, super macio, com um sabor de bolo de milho delicioso que me faz lembrar um café da tarde na roça.
Esse bolo de bagaço de milho é perfeito para evitar o desperdício! É um bolo simples, levemente úmido, super macio, com um sabor de bolo de milho delicioso que me faz lembrar um café da tarde na roça.
Sabe o bagaço do milho que sobra quando a gente faz curau ou pamonha? Pois é! Resolvi fazer um pudim com quatro espigas fresquinhas e, com isso, sobrou o bagaço. Muitas pessoas costumam descartar, mas com ele dá pra fazer um bolo caseiro simples e maravilhoso!
10 porções
25 minutos
40 minutos
1 hora e 5 minutos
173 kcal
Primeiramente, separe o flocão em um refratário e adicione o leite. Misture bem com uma colher para umedecer todos os flocos. Depois de misturar bem, gosto de nivelar essa mistura, usando as costas da colher, só para garantir que o flocão fique bem hidratado. Feito isso, deixe descansando por 15 minutos.
Depois de 15 minutos de descanso, bata os ovos, o óleo, o bagaço do milho coado, o flocão hidratado, o açúcar e uma pitadinha de sal no liquidificador por 1 minuto ou até obter uma massa homogênea. O sal é bem pouquinho mesmo. É só para equilibrar o sabor do açúcar.
Por último, com a massa do bolo homogênea, acrescente o fermento em pó. Aperte o botão “pulsar” do liquidificador duas a três vezes, bem rapidinho, só para o fermento incorporar na massa. O fermento não pode bater por muito tempo ou, se preferir, misture-o na massa com uma colher.
Em seguida, despeje a massa do bolo em uma forma untada apenas com a manteiga ou o óleo de cozinha de sua preferência. Usei uma forma de bolo inglês de 23 cm x 10 cm x 5,5 cm de altura, mas se tiver uma forma redonda com 20 cm de diâmetro e 5 cm de altura também dá certo.
Agora é só levar para assar no forno pré-aquecido a 180 °C por 35 a 40 minutos, dependendo do forno.
Depois de 30 a 35 minutos, faça o teste do palito no bolo. Se sair limpo, já está pronto! Retire do forno e deixe-o sobre a grade do fogão, esfriando um pouco enquanto prepara a cobertura, se assim preferir.
Se for fazer a cobertura com o açúcar refinado, peneire a quantidade que vai usar na receita, para que fiquem apenas os grãos mais finos do açúcar. Caso optar pelo açúcar de confeiteiro, não é necessário peneirar, pois os grãos já são bem fininhos. Em seguida, misture a canela em pó e reserve.
Por fim, derreta 1/2 colher (sopa) de manteiga e pincele sobre o bolo já desenformado.
Para desenformar o bolo é super fácil, pois ele sai da forma com muita facilidade, mas, mesmo assim, passe uma faquinha ao redor do bolo com cuidado, somente para garantir que ele irá se soltar facilmente. Depois, é só virá-lo sobre uma tábua de servir ou, então, sobre uma boleira.
Eu gosto de deixar o lado mais douradinho do bolo voltado para cima, pincelo a manteiga derretida e finalizo com a mistura do açúcar com a canela. Fica uma delícia para acompanhar um café feito na hora!