Salgado Enrolado de Calabresa

Esse salgado enrolado de calabresa com requeijão cremoso é simplesmente delicioso! A massa fica fofinha e super leve. É perfeita para servir no lanche da tarde!

Avalie esta receita
4.9 de 5 (7 votos)
salgado enrolado

Você pode modelar no formato que preferir, mas eu amo fazer esses lanchinhos no estilo de pãezinhos caseiros recheados. Eles ficam lindos e são ótimos para levar em um piquenique!

Informações da Receita

Rendimento

16 unidades

Tempo de Preparo

2 horas

Tempo de Cozimento

30 minutos

Tempo Total

2 horas e 30 minutos

Calorias

410 kcal

Ingredientes

Para a Massa

Recheio de calabresa

Vídeo da Receita

Modo de Preparo

  1. Preparo da Massa

  2. Em um refratário coloque o óleo, a água levemente morna e o açúcar. Adicione também o fermento e misture com uma colher por alguns segundos para diluir o açúcar e hidratar o fermento.

    Em seguida, adicione um pouco da farinha de trigo, junte o ovo levemente batido e misture até a farinha ficar úmida.

    Imagem do passo
  3. Coloque mais um pouco de farinha, o sal e volte a misturar todos os ingredientes novamente.

    Quando a massa começar a ficar mais pesada, ficando difícil de continuar mexendo com a colher, é hora de colocar as mãos limpas na massa.

    Sendo assim, transfira para uma bancada higienizada e enfarinhada e comece a sovar, incorporando o restante da farinha sempre aos poucos.

    Imagem do passo
  4. Se estiver muito grudenta, continue polvilhando farinha aos poucos e continue sovando por 7 a 8 minutos, até a massa ficar homogênea, elástica e macia. Ela deve ficar ligeiramente pegajosa ao toque, mas sem grudar demais nas mãos.

    Boleie a massa e coloque dentro de um refratário enfarinhado, tampe bem e deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume.

    Deixe a massa crescer dentro do forno desligado, dessa forma ela fica protegida e cresce de modo uniforme.

    Imagem do passo
  5. Preparando o Recheio

  6. Em uma frigideira levemente aquecida, frite rapidamente a linguiça tipo calabresa ralada por 2 a 3 minutos, na própria gordura dela.

    Em seguida, adicione o tomate. Enquanto ralava a calabresa, eu deixei o tomate picado no papel toalha para absorver um pouco da umidade dele.

    Finalize com cheiro verde picadinho, misture bem os ingredientes e deixe o recheio esfriar antes de montar os salgados.

    Imagem do passo
  7. Modelagem dos salgados

  8. Depois que a massa dobrar de volume, transfira para uma bancada levemente enfarinhada.

    Com as pontas dos dedos, comece abrindo a massa e, em seguida, use o rolo para deixar no formato retangular e com uma espessura de aproximadamente 3 mm.

    No meu caso, a massa ficou com cerca de 60 cm de comprimento por 37 cm de largura.

    Imagem do passo
  9. Agora, divida a massa ao meio na vertical, formando duas metades. Cada metade será dividida novamente ao meio, ficando com quatro metades.

    Depois, cada uma dessas metades, divida ao meio novamente com 6 a 7 cm de largura, do mesmo jeito na vertical.

    E por fim, divida na horizontal, totalizando 16 tiras de massa.

    Imagem do passo
  10. Sobre cada tira, coloque uma porção de requeijão cremoso de bisnaga e um pouco do recheio de calabresa com tomate e cheiro verde.

    Coloque uma quantidade equilibrada de recheio: nem pouco para não ficar seco e nem muito, para não dificultar na hora de enrolar. Use aproximadamente 2 colheres de (sopa) do recheio de calabresa por tira.

    Imagem do passo
  11. Agora é só enrolar como se fosse um rocambole, começando por uma das extremidades. Se quiser, feche bem as laterais para que fiquem no formato de pãezinhos, ou deixe abertas, com o recheio aparecendo.

    Imagem do passo
  12. Feito isso, pressione a emenda para selar bem e acomode os salgados enrolados na assadeira untada e enfarinhada, com a emenda voltada para baixo e com uma distância de um a dois dedos entre eles para que possam crescer sem grudar.

    Em seguida, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansando por 30 minutos.

    Imagem do passo
  13. Depois de 30 minutos, eles vão estar mais crescidinhos e detalhe: nesse meio tempo da segunda fermentação, o forno já precisa estar pré-aquecendo. Deixo aquecer por 20 minutos a 200 °C.

    Por fim, em cima de cada salgado, pincele uma gema de ovo misturada com um fio de óleo ou azeite, para eles ficarem douradinhos e com uma casquinha macia. E se gostar, finalize com orégano ou sementes de gergelim.

    Imagem do passo
  14. Leve os salgados para assar no forno pré-aquecido a 200 °C por 25 a 30 minutos, dependendo do forno.

    Assim que estiverem prontos, retire os salgados do forno com cuidado e deixe esfriando sobre uma grade de resfriamento. Cubra-os com um pano de prato limpo e seco para que fiquem macios.

    Imagem do passo
  15. Mas, se o recheio que você estiver usando for muito cremoso, apenas transfira os salgados para a grade e deixe esfriar sem cobrir para não murchar.

    Olha só que delícia! É um salgado tão prático de fazer e fica ótimo para servir no lanche da tarde com a família.

    Imagem do passo

Conservação

Assim que estiverem completamente frios, guarde os salgados em um pote bem fechado, de preferência de vidro com tampa hermética por até 3 dias na geladeira. Quando for consumir, aqueça no forno ou na Airfryer a 180ºC por cerca de 8 a 10 minutos.

Gostou da Receita? Compartilhe!

WhatsApp
Pinterest
Email

Deixe um comentário

guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
LAURINDA
LAURINDA
1 mês atrás

Parece delicioso.
Posso congelar uns dias antes de assar?

Maria stela de almeida
Maria stela de almeida
28 dias atrás

Deve ser mt saboroso, quero fazer pra congelar uns….hummm!!!

Receitas que você também pode gostar