A galinhada é um prato tipicamente brasileiro e encontrado principalmente nos estados de Goiás e Minas Gerais. Comumente, é preparada especialmente para ser servida em almoços de família e restaurantes de comida regional ou caseira.
É um dos pratos mais saborosos da culinária nacional e a receita pode ser incrementada com diversos tipos de ingredientes, tornando o sabor diversificado, além de dar um toque de personalidade à iguaria.
Mas independente das variações, é um prato que, além de delicioso, tem sido considerado bastante saudável, sendo fonte de energia para quem o consome.
A seguir, saiba mais sobre esta receita tipicamente brasileira!
Acompanhamento – o que combina com galinhada?
Na galinhada tradicional, acrescenta-se uma grande quantidade de tempero ao frango para que o resultado final seja um prato com sabor forte e marcante.
Nesta receita “padrão”, geralmente inclui-se sal, alho, salsa, ervilha, cebola e milho. Inclusive, é bem semelhante a receita de galinhada com arroz.
Galinha com arroz
Para quem não gosta de comida muito temperada, pode optar por fazer apenas um arroz soltinho acompanhado de pedaços de galinha caipira – o que, também, já é considerado galinhada.
Neste caso, quem opta por esta versão do prato gosta de acrescentar pouco tempero, deixando apenas um sabor sutil de cada um dos ingredientes.
Galinhada com pequi
A galinhada com pequi é uma receita típica do estado de Goiás, que leva, além dos deliciosos e tradicionais temperos já citados, o famoso pequi da região.
Nesta versão, incrementa-se a receita com pimenta, deixando o sabor muito mais marcante. A pimenta dedo-de-moça é a mais procurada para saborizar a receita.
Ademais, incluir cúrcuma e uma pequena quantidade de açúcar também deixa o prato com um sabor único, finalizando com um toque de limão. Pronto, agora é só servir e se deliciar!
Galinhada mineira
Além de muito saborosa, é uma das variações mais simples do prato!
É uma receita rápida que consiste apenas em refogar o arroz juntamente com um mix de verduras a seu gosto, açafrão, e, claro, os pedaços de frango.
Este prato é o mais solicitado em dias de correria, pois a praticidade da preparação, aliada ao sabor delicioso e marcante, ganha pontos nesses momentos.
A saber, esta é uma receita que leva em torno de 30 minutos para ficar completamente pronta. Maravilha, né?
Galinhada goiana
Apesar da galinhada com pequi ser uma variação típica do estado de Goiás, há ainda, na região, a chamada galinhada goiana.
Muitos que a experimentaram afirmam que esta variação é muito parecida com outra bem famosa: a galinhada baiana.
Apesar de, claro, haver uma certa diferença, os sabores são bem semelhantes!
Ademais, há ainda os que conseguem perceber muito em comum entre esta galinhada e a galinhada mineira.
Uma das principais diferenças é que, quem prepara a galinhada goiana, costuma colocar pedaços grandes de frango como exemplo, coxas e sobrecoxas e o arroz bem soltinho, enquanto que as outras versões do prato frequentemente recebem pequenos pedaços.
Galinhada simples
Em outras palavras, como o nome já supõe, não apenas possui um preparo rápido e fácil, como também economiza bastante em ingredientes.
É uma das variações mais tradicionais do prato, bem como é possível encontrar a receita sendo preparada em todas as regiões do Brasil.
Todavia, demora um pouco mais que a galinhada mineira para ficar pronta – em torno de 50 minutos. Apesar do nome, a variação simples é um pouco mais incrementada que a versão tradicional.
Além dos temperos básicos, ela leva uma determinada quantidade de cominho em pó, pimenta-do-reino e pedaços de cenoura.
Além disso, a forma de preparo é igual às demais variações do prato.
Curiosidades
- A receita da deliciosa galinhada originou-se na região centro-oeste do Brasil, e muitos acreditam que, mais especificamente, o prato vem do estado de Goiás, enquanto outros entendem que sua origem é mineira;
- A princípio, a receita consistia apenas em arroz, pedaços de galinha caipira e um pouco de tempero para dar um leve sabor à receita;
- A mistura da galinhada (arroz e pedaços de galinha) tem uma origem bem antiga. Aliás, outros países também possuem receitas bem parecidas, como, por exemplo, a Tailândia e Espanha;
- Outra variação bastante saborosa e até comum, é a preparação de pedaços de galinha caipira com risoto;
- Apesar de ser um prato por vezes condimentado, é considerada uma receita saudável e de poucas calorias. Dessa forma, está presente no cardápio fitness de muitas pessoas.
O que servir com a Galinhada?
De antemão, sabemos que este delicioso prato por si só já é uma refeição muito nutritiva pela grande variedade de ingredientes.
Porém, se estiver em dúvida do que servir com a Galinhada, como acompanhamento, anote aí algumas sugestões simples, contudo, deliciosas:
- Creme de milho;
- Tutu de feijão;
- ou então, vinagrete.
Conclusão
Por fim, no Brasil, a depender da região (e às vezes até do estado), este prato único maravilhoso varia um pouco. Pode haver a adição de novos ingredientes, ou mesmo a eliminação de outros, de forma que, apesar da base do prato ser sempre a mesma, o sabor diversifica, podendo ficar mais marcante ou mais suave, porém sempre suculenta!