Bisnaguinha Caseira

Imagina uma fornada de bisnaguinha caseira saindo do forno! Esse pãozinho faz o maior sucesso em casa! Uma delícia!

Avalie esta receita
0.0 de 5 (0 votos)
bisnaguinha caseira

Você pode servi-las a qualquer hora do dia! É um pãozinho caseiro fácil de fazer, rende bastante e se preferir, combina tanto com recheios doces quanto salgados. Mas confesso que amo saborear esses pãezinhos sem recheio algum!

Informações da Receita

Rendimento

48 unidades

Tempo de Preparo

2h 30min

Tempo de Cozimento

25 minutos

Tempo Total

2 horas e 55 minutos

Calorias

277 kcal

Ingredientes

Da Massa

Para Pincelar

Para Finalizar

Vídeo da Receita

Modo de Preparo

  1. No refratário, adicione o leite levemente morno, o açúcar e o fermento biológico seco. Com ajuda de uma colher misture por alguns segundos para hidratar o fermento e dissolver parte do açúcar.

    Em seguida, acrescente 1 ovo levemente batido e mexa todos esses ingredientes por mais alguns segundos novamente.

    Imagem do passo
  2. Agora, comece a adicionar a farinha de trigo aos poucos e misture com a colher até a farinha incorporar nos ingredientes líquidos.

    Para fazer essa receita, eu separei 500 g de farinha de trigo tipo 1, mas dependendo do tamanho do ovo e da absorção da farinha, pode acontecer de sobrar um pouco.

    Coloque mais um pouco de farinha de trigo em seguida, acrescente o sal e continue misturando até a farinha incorporar nos ingredientes. A massa, nesse início, fica bem pegajosa.

    Imagem do passo
  3. Nesse momento, adicione a manteiga em ponto de pomada (ou a margarina com 80% de lipídios). Coloque mais um pouco de farinha e incorpore a manteiga na massa com a mão limpa e higienizada.

    Siga misturando e acrescentando a farinha aos poucos até que a massa ganhe mais estrutura.

    Imagem do passo
  4. Assim que a massa começar a grudar menos na mão e se soltar facilmente do fundo do refratário, significa que chegou o momento de transferi-la para a bancada higienizada e levemente enfarinhada para iniciar a sova manual.

    Imagem do passo
  5. Dessa forma, sove a massa na bancada por cerca de 10 minutos. Se, no decorrer dessa etapa, observar que a massa ainda está pegajosa nas mãos ou agarrando na bancada, adicione a farinha de trigo bem aos poucos, tomando cuidado para não deixar a massa pesada ou ressecada.

    No final da sova, a massa deve ficar lisa, elástica e bem macia. Ela não deve grudar nas mãos, mas pode grudar levemente nos dedos se pressionar ela com força. Esse é o ponto ideal da massa.

    Na massa usei 443 g de farinha, ou seja, sobraram 57 g da quantidade separada, e essa medida pode variar. Reserve para abrir a massa, se necessário, e para enfarinhar as assadeiras.

    Imagem do passo
  6. Assim que chegar no ponto ideal, deixe a massa no formato de uma bola, coloque-a em um refratário enfarinhado, tampe bem, com a tampa desse refratário ou com filme plástico e deixe descansar dentro do forno desligado por 40 minutos para dobrar de volume.

    Imagem do passo
  7. Modelagem do Pão Bisnaguinha

  8. Assim que a massa dobrar de volume, transfira a massa para a bancada levemente enfarinhada e pressione-a suavemente com as pontas dos dedos para retirar o excesso de gás.

    Imagem do passo
  9. Feito isso, abra a massa com um rolo de macarrão enfarinhado, no formato de um retângulo com 5 mm de espessura. A massa não pode ficar muito fina e nem muito grossa.

    Para você ter uma ideia do tamanho retangular, a minha massa ficou com aproximadamente 45 cm de comprimento por 26 cm de largura.

    Imagem do passo
  10. Depois, corte várias tiras de massa no sentido vertical, com 3,5 cm de largura cada.

    Imagem do passo
  11. Por fim, corte cada tira em 4 pedaços na horizontal, com cerca de 7 cm de comprimento. E assim, nossas bisnaguinhas já estão modeladas! Muito fácil, não é?

    Imagem do passo
  12. Assim que modelar, coloque as bisnaguinhas na assadeira enfarinhada, deixando um pequeno espaço entre elas. Se possível, escolha assadeiras rasas mas se não tiver, use assadeiras com no máximo 5 cm de altura.

    Em seguida, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por 40 minutos para crescerem. Em dias frios, pode ser necessário até 60 minutos de descanso.

    Imagem do passo
  13. Forno

  14. É importante pré-aquecer o forno a 180°C por 10 a 15 minutos. Sendo assim, após o segundo descanso da massa, coloque o forno para aquecer e enquanto isso, pincele suavemente sobre as bisnaguinhas a mistura do ovo batido com a água filtrada.

    Imagem do passo
  15. Assim que estiver tudo pronto, leve as bisnaguinhas finalizadas para assar no forno preaquecido por 20 a 25 minutos, dependendo do seu forno e também da assadeira utilizada. Fique de olho, pois alguns fornos podem assar em apenas 15 minutos!

    Imagem do passo
  16. Finalização

  17. Quando estiverem douradinhas, retire do forno. Coloque a assadeira sobre a grade do fogão ou de resfriamento. E se preferir, pincele um pouco de manteiga em temperatura ambiente sobre as bisnaguinhas para dar brilho e mais sabor.

    Em seguida, cubra com um pano de prato limpo e seco para manter a maciez dos pãezinhos enquanto esfriam.

    Imagem do passo
  18. Assim que esfriarem, estarão prontos para serem servidos da maneira que desejar. Ficam macios e deliciosos para acompanhar um cafezinho fresquinho ou até mesmo recheados com geleia de frutas vermelhas.

    Imagem do passo

Gostou da Receita? Compartilhe!

WhatsApp
Pinterest
Email

Deixe um comentário

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Receitas que você também pode gostar