Coxinha de Frango

Esta receita de Coxinha de Frango é saborosa demais! Essa massa é uma das minhas favoritas dentre tantas outras maneiras de se fazer este salgado delicioso! Ótima opção para servir como petisco, lanche da tarde num final de semana e dá até para congelar e servir quando quiser!

Avalie esta receita
3.3 de 5 (3 votos)
coxinha de frango

Informações da Receita

Rendimento

14 unidades

Tempo de Preparo

40 minutos

Tempo de Cozimento

15 minutos

Tempo Total

55 minutos

Calorias

295 kcal

Ingredientes

Para o Recheio

Para a Massa

Empanado

Vídeo da Receita

Modo de Preparo

  1. Preparo do Recheio

  2. Inicialmente, cozinhe os filezinhos de frango, desfie-os após cozidos e mornos e, separe um pouco da água do cozimento do frango. Feito isso, reserve.

  3. Separe o colorau em um refratário de vidro pequeno e hidrate-o com um pouquinho da água do cozimento do frango. Dê preferência para fazer esse procedimento com a água em temperatura morna. Reserve.

  4. Em uma panela à parte, coloque um fio de óleo ou azeite para refogar a cebola com uma pitada de sal, os talos de salsinha picadinhos e o tomate. Misture bem e, em seguida, acrescente o alho amassado.

    Mexa novamente os ingredientes com a colher e adicione o orégano a gosto. Deixe a cebola e o tomate refogando até ficarem macios mas, nesse meio tempo, mexa os ingredientes algumas vezes.

  5. Assim que o tomate e a cebola estiverem macios, adicione uma concha da água do cozimento do frango, misture os ingredientes e também amasse-os levemente com as costas da colher. Em seguida, acrescente o colorau hidratado e mexa bem.

  6. Adicione mais uma concha da água do cozimento do frango, mexa os ingredientes e, em seguida, acrescente os filezinhos de frango cozidos e desfiados. Misture tudo muito bem para que todos os temperos sejam incorporados ao frango.

  7. Deixe secar toda a umidade do refogado, o recheio não pode ficar úmido. Corrija o sal, se necessário, finalize com a salsinha picada e deixe esfriar um pouco antes de modelar as coxinhas de frango.

    Imagem do passo
  8. Preparo da Massa

  9. Em uma panela grande coloque a água, os tabletes de caldo de galinha, o leite e a manteiga para ferver. Enquanto os ingredientes esquentam, mexa de vez em quando com uma colher resistente para que os tabletes sejam dissolvidos.

  10. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e comece a acrescentar uma parte da farinha de trigo aos poucos. Em seguida, mexa todos os ingredientes constantemente até a farinha desaparecer nos ingredientes líquidos.

  11. Logo após, adicione o restante da farinha de trigo e continue mexendo vigorosamente e apertando a massa com as costas da colher para que cozinhe até obter o ponto da massa. Continue mexendo por aproximadamente 4 minutos.

  12. Após esse tempo, sempre mexendo, observe que a massa estará compacta, quase no formato de uma bola, e não estará mais grudando no fundo da panela. Esse é o primeiro ponto da massa da coxinha.

    Imagem do passo
  13. Desligue o fogo e em seguida, transfira a massa para uma bancada firme, higienizada e untada com um pouco de manteiga. A massa vai estar quente nesta etapa, sendo assim, precisa tomar cuidado para não se queimar.

  14. A segunda etapa da massa de coxinha é sová-la bem, utilizando as costas da colher ou uma espátula de silicone, até esfriar um pouco e ser possível continuar com as mãos higienizadas. Caso houver grumos de farinha na massa, retire-os.

    Não é necessário sovar por muito tempo; ela precisa continuar em temperatura morna, porém deve estar lisa, uniforme e bem macia.

    Imagem do passo
  15. Por fim, envolva a massa da coxinha no filme plástico para manter a temperatura e não ressecar.

  16. Montagem

  17. Você pode modelar a coxinha de frango no tamanho que desejar mas, leve em consideração o tamanho da panela que for utilizar para fritar. Para coxinhas acima de 100g o ideal é que tenha um tacho de fritura.

  18. Modelei as minhas coxinhas de frango com 80g de massa, por isso obtive 14 unidades mas, caso modelar coxinhas menores com 20g de massa por exemplo, terá um rendimento maior em unidades.

  19. Portanto, pegue a porção de massa desejada para modelar e mantenha o restante sempre coberto. Abra a massa na palma da mão, numa espessura que não seja fina e nem grossa demais.

  20. Caso preferir uma versão da coxinha de frango cremosa, coloque um pouco de requeijão cremoso de bisnaga e depois coloque o recheio de frango. Feche bem, retirando todo o ar e modelando no formato de coxinha. Repita esse processo com toda a massa.

    Imagem do passo
  21. Como Empanar e Fritar

  22. Dissolva o amido de milho em 700 ml de água dentro de um refratário e, em uma tigela ou travessa, coloque um pouco de farinha de rosca. Mergulhe rapidamente a coxinha de frango modelada na misturinha líquida e, em seguida, passe-a na farinha de rosca para empanar. Reponha os ingredientes conforme for sendo necessário.

  23. Coloque as coxinhas de frango empanadas em pé, dentro de uma forma retangular. Antes de fritar, você pode cobrir a forma com um filme plástico e armazenar dentro da geladeira por 10 a 15 minutos apenas para firmar o empanado.

    Imagem do passo
  24. Frite as coxinhas de frango em óleo quente, aproximadamente 180ºC e em poucas unidades por vez. O ideal é que o óleo cubra a coxinha para fritar uniformemente. Assim que dourar, retire as coxinhas da gordura com uma escumadeira e deixe secando no papel toalha.

Conservação

As coxinhas empanadas podem ser congeladas antes de fritar. Depois de congeladas, embale-as em sacos plásticos próprios para congelamento e armazene-as no freezer por até 3 meses.

Gostou da Receita? Compartilhe!

WhatsApp
Pinterest
Email

Deixe um comentário

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receitas que você também pode gostar