O Cuscuz Paulista de Sardinha é um prato super versátil e muito saboroso! Ótimo para servir no almoço ou no jantar e, além disso, rende bastante.
O Cuscuz Paulista de Sardinha é um prato super versátil e muito saboroso! Ótimo para servir no almoço ou no jantar e, além disso, rende bastante.
12 porções
35 minutos
10 minutos
45 minutos
153 kcal
A farinha que faz o cuscuz paulista é a farinha de milho amarela. sendo assim, separe antecipadamente em um refratário, a farinha de milho e reserve.
Do mesmo modo, separe a água filtrada e reserve. A água pode ser em temperatura ambiente ou fervida.
Em seguida, coloque um pouco de azeite ou o óleo de cozinha de sua preferência em uma panela quente para poder refogar a cebola e o alho. Não precisa dourar. Logo depois, acrescente o milho, a ervilha, o pimentão amarelo (pode ser o verde ou o vermelho, se preferir), a pimenta, as azeitonas verdes, o orégano e a pimenta do reino.
Mexa com uma colher e em seguida, acrescente o molho de tomate caseiro ou o molho de tomate pronto de sua preferência e misture os ingredientes.
Agora, pode adicionar a sardinha. Se você preferir, acrescente um pouco do caldo que vem junto na lata, para agregar mais sabor no cuscuz paulista de sardinha. Mexa novamente os ingredientes.
Acrescente também o sal a gosto e em seguida, a água reservada e sempre que adicionar um ingrediente, você precisa misturar todos os ingredientes com a ajuda de uma colher. Por último, coloque o cheiro verde à gosto. Este caldo é muito cheiroso!
Finalmente, chegou o momento de adicionar a farinha de milho reservada. O fogo continua acesso e o segredo é não parar de misturar os ingredientes até incorporar tudo.
Continue misturando até a massa do cuscuz desgrudar da panela. E a medida da panela que estou utilizando para fazer o cuscuz paulista de sardinha é de 3,200 litros. Assim que o cuscuz desgrudar da panela, desligue o fogo.
O próximo passo agora é realizar a montagem do cuscuz paulista de sardinha. É muito fácil! Primeiramente, unte uma forma de furo no meio com azeite ou óleo de cozinha de sua preferência. Sim, é necessário untar todas as laterais da forma. E, a medida da forma que utilizei é de 14 cm de diâmetro e 7 cm de altura.
Depois que untar toda a forma, se prepare para realizar a decoração do cuscuz paulista. Utilize um 1 ovo cozido partido em 4 rodelas e posicione a gema do ovo no fundo da forma, sempre voltada para baixo.
Em seguida, acomode as rodelas de tomate e por fim, comece a colocar o cuscuz aos poucos e aperte com as costas de uma colher para que o cuscuz fique bem certinho no fundo da forma.
Para a decoração lateral, você pode utilizar o pimentão. Nesta receita utilizei 6 rodelas de pimentão amarelo e depois é só acrescentar o restante do cuscuz e sempre apertando a massa com as costas da colher. Logo após, tampe o cuscuz paulista e pode deixar descansando por 15 minutos.
Depois de 15 minutos de descanso, pode desenformar o cuscuz no recipiente que for servir. Pode servir no almoço ou no jantar, morno ou gelado e se preferir, acompanhado de uma salada de folhas verdes.
© 2020 – 2025 Receitas Kidelícia. Todos os direitos reservados. Fotos, vídeos e textos são propriedade do Receitas Kidelícia.
Receita deliciosa