Cuscuz Paulista de Sardinha

O Cuscuz Paulista de Sardinha é um prato super versátil e muito saboroso! Ótimo para servir no almoço ou no jantar e, além disso, rende bastante.

Avalie esta receita
5.0 de 5 (1 voto)
cuscuz paulista de sardinha

Informações da Receita

Rendimento

12 porções

Tempo de Preparo

35 minutos

Tempo de Cozimento

10 minutos

Tempo Total

45 minutos

Calorias

153 kcal

Ingredientes

Decoração do Cuscuz Paulista

Vídeo da Receita

Modo de Preparo

  1. A farinha que faz o cuscuz paulista é a farinha de milho amarela. sendo assim, separe antecipadamente em um refratário, a farinha de milho e reserve.

    Imagem do passo
  2. Do mesmo modo, separe a água filtrada e reserve. A água pode ser em temperatura ambiente ou fervida.

    Imagem do passo
  3. Em seguida, coloque um pouco de azeite ou o óleo de cozinha de sua preferência em uma panela quente para poder refogar a cebola e o alho. Não precisa dourar. Logo depois, acrescente o milho, a ervilha, o pimentão amarelo (pode ser o verde ou o vermelho, se preferir), a pimenta, as azeitonas verdes, o orégano e a pimenta do reino.

    Mexa com uma colher e em seguida, acrescente o molho de tomate caseiro ou o molho de tomate pronto de sua preferência e misture os ingredientes.

    Imagem do passo
  4. Agora, pode adicionar a sardinha. Se você preferir, acrescente um pouco do caldo que vem junto na lata, para agregar mais sabor no cuscuz paulista de sardinha. Mexa novamente os ingredientes.

    Imagem do passo
  5. Acrescente também o sal a gosto e em seguida, a água reservada e sempre que adicionar um ingrediente, você precisa misturar todos os ingredientes com a ajuda de uma colher. Por último, coloque o cheiro verde à gosto. Este caldo é muito cheiroso!

    Imagem do passo
  6. Finalmente, chegou o momento de adicionar a farinha de milho reservada. O fogo continua acesso e o segredo é não parar de misturar os ingredientes até incorporar tudo.

    Imagem do passo
  7. Continue misturando até a massa do cuscuz desgrudar da panela. E a medida da panela que estou utilizando para fazer o cuscuz paulista de sardinha é de 3,200 litros. Assim que o cuscuz desgrudar da panela, desligue o fogo.

    Imagem do passo
  8. O próximo passo agora é realizar a montagem do cuscuz paulista de sardinha. É muito fácil! Primeiramente, unte uma forma de furo no meio com azeite ou óleo de cozinha de sua preferência. Sim, é necessário untar todas as laterais da forma. E, a medida da forma que utilizei é de 14 cm de diâmetro e 7 cm de altura.

    Imagem do passo
  9. Depois que untar toda a forma, se prepare para realizar a decoração do cuscuz paulista. Utilize um 1 ovo cozido partido em 4 rodelas e posicione a gema do ovo no fundo da forma, sempre voltada para baixo.

    Em seguida, acomode as rodelas de tomate e por fim, comece a colocar o cuscuz aos poucos e aperte com as costas de uma colher para que o cuscuz fique bem certinho no fundo da forma.

    Imagem do passo
  10. Para a decoração lateral, você pode utilizar o pimentão. Nesta receita utilizei 6 rodelas de pimentão amarelo e depois é só acrescentar o restante do cuscuz e sempre apertando a massa com as costas da colher. Logo após, tampe o cuscuz paulista e pode deixar descansando por 15 minutos.

    Imagem do passo
  11. Depois de 15 minutos de descanso, pode desenformar o cuscuz no recipiente que for servir. Pode servir no almoço ou no jantar, morno ou gelado e se preferir, acompanhado de uma salada de folhas verdes.

    Imagem do passo

Dicas

  • No lugar da sardinha, pode fazer o cuscuz paulista de frango, de camarão ou então, o cuscuz paulista de atum.
  • A medida da água e da farinha de milho amarela, vão ser sempre iguais, por exemplo: Se colocar 6 xícaras (chá) de água, então coloque 6 xícaras (chá) de farinha de milho.

Gostou da Receita? Compartilhe!

WhatsApp
Pinterest
Email

Deixe um comentário

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Adriana
Adriana

Receita deliciosa