Molho de tomate caseiro é extremamente saboroso e perfeito para acompanhar uma massa de pizza caseira por exemplo. Sem dúvida, pode ser usado em uma variedade de pratos!
Molho de tomate caseiro é extremamente saboroso e perfeito para acompanhar uma massa de pizza caseira por exemplo. Sem dúvida, pode ser usado em uma variedade de pratos!
600 ml
20 minutos
10 minutos
30 minutos
108 kcal
Em primeiro lugar, vamos começar preparando o tempero caseiro que iremos utilizar para temperar o nosso molho de tomate caseiro. Separe o liquidificador ou um mixer que será necessário para deixar o tempero homogêneo.
Descasque e pique uma cebola e um dente de alho de tamanho médio à grande e logo após, pique os talos de salsinha. São ótimos para dar sabor ao molho de tomate.
Feito isso, leve para bater no liquidificador ou num mixer, todos os ingredientes que acabou de picar para o tempero e bata junto com um pouco de azeite e o sal até ficar homogêneo e em seguida, reserve em um recipiente de vidro ou de cerâmica.
Agora, podemos preparar os tomates. O tomate ideal para fazer o molho, é o tomate rasteiro, que também é conhecido como tomate italiano. São ótimos pois possuem menos sementes, são mais canudos e são menos ácidos.
Higienize-os e logo depois, retire uma pontinha das extremidades dos tomates. Sempre escolha os que estão maduros, ou seja, bem vermelhinhos para ter um molho de cor intensa e saboroso.
Depois que terminar de preparar os tomates, coloque água para ferver em uma panela caçarola grande. Assim que a água ferver, coloque os tomates aos poucos e deixe-os cozinhando na água fervente até a casca trincar.
Assim que a casca trincar, retire da água com uma escumadeira e bata os tomates no liquidificador até ficar homogêneo e reserve em outro recipiente de vidro grande. Faça isso com todos os tomates cozidos.
Depois de tudo pronto, podemos começar a próxima etapa do molho de tomate caseiro. Se preferir, pode utilizar a mesma panela que ferventou os tomates, basta enxaguar e secar bem.
Em seguida, esquente a panela em fogo alto no fogão. Coloque um fio de azeite e imediatamente, acrescente 1 colher de servir e 1/2 do tempero caseiro. (A colher de servir, é a mesma que utiliza para refogar o arroz, por exemplo).
Não coloque muito tempero para não atrapalhar o sabor do tomate.
Pouco depois, já pode acrescentar o suco de todos os tomates que bateu no liquidificador. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes do tempero caseiro no molho de tomate.
Agora, acrescente o orégano à gosto e misture novamente.
Em seguida, pegue uma outra colher e experimente o molho para verificar se precisa de colocar um pouco mais de sal. Se caso for congelar o molho, então se atente com a quantidade do sal.
Se caso achar que o molho de tomate está ácido, você pode equilibrar a acidez do molho com um pouco de açúcar ou um pouco de bicarbonato de sódio.
Ou seja, coloque bem pouquinho mesmo e vai experimentando, pois se errar na quantidade ou o molho vai ficar com sabor doce ou com gosto de bicarbonato e não é essa a intenção.
Abaixe o fogo e deixe o molho apurando por aproximadamente 10 minutos. Nesse meio tempo, mexa o molho de tomate.
E qual é o ponto do molho de tomate? É simples, depois de 10 minutos apurando, verifique se o molho não está ralo. Se estiver tudo ok, já pode desligar o fogo e deixar o molho esfriando para congelar ou é só servir!
O molho de tomate caseiro pode ser armazenado no freezer por 3 meses. Coloque uma etiqueta com data de fabricação ou validade para não se perder no tempo.
A princípio, nesta receita foram utilizados 12 tomates italiano com o peso total de 880g. Depois de pronto, teve um rendimento de aproximadamente 600ml de molho de tomate.
© 2020 – 2025 Receitas Kidelícia. Todos os direitos reservados. Fotos, vídeos e textos são propriedade do Receitas Kidelícia.