Fogazza de frango é um salgado muito saboroso! Massa sequinha e recheado com filé de frango cozido e desfiado, com um tempero na medida, suave, suculento e bem cremoso! Simplesmente uma delícia!
Fogazza de frango é um salgado muito saboroso! Massa sequinha e recheado com filé de frango cozido e desfiado, com um tempero na medida, suave, suculento e bem cremoso! Simplesmente uma delícia!
15 porções
35 minutos
38 minutos
1 hora e 13 minutos
300 kcal
Antecipadamente, prepare o recheio de frango. Cozinhe os filés de frango na panela de pressão com a água, a folha de louro e o sal. Assim que a panela pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 20 minutos.
Enquanto os filés de frango cozinham na panela, prepare os temperos. É necessário retirar a casca da cebola e dos alhos. Em seguida, corte a cebola em cubinhos e os alhos podem ser amassados em um espremedor de alho. Reserve.
Assim que completar os 20 minutos, desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha e lentamente da panela. Logo após, retire somente os filés de frango cozidos para serem desfiados e reserve a água do cozimento.
Depois que os filés de frango esfriarem um pouco, é possível desfiá-los manualmente. Foi dessa forma que fiz mas, se preferir, pode utilizar um mixer. Caso for utilizar o mixer, não triture muito.
Agora, para temperar o recheio de frango, coloque um fio de azeite ou o óleo de cozinha de sua preferência em uma panela à parte para refogar a cebola.
Salpique um pouco de sal para ajudar a cebola liberar água e assim que essa água secar, adicione os alhos amassados e a pimenta malagueta.
Não precisa deixar a cebola dourar, e a pimenta malagueta pode ser substituída pela pimenta do reino.
Misture os ingredientes com uma colher e logo após, adicione o orégano a gosto e o colorau. Volte a misturar os temperos com a colher.
Em seguida, acrescente primeiramente, 2 conchas da água do cozimento. Deixe o fogo brando e faça essa etapa com cuidado para não se queimar com o vapor da água.
Logo, adicione os filés de frango desfiado e misture todos os ingredientes para o frango pegar tempero. Feito isso, acrescente mais 1 1/2 concha da água do cozimento para deixar o frango suculento e incorporar bem o tempero.
Por fim, coloque o milho verde e misture novamente. Corrija o sal se for necessário e antes de finalizar o tempero do frango, verifique se a água do cozimento secou. Se preferir, finalize com cheiro verde a gosto.
Assim que estiver pronto, deixe o recheio de frango esfriando enquanto prepara a massa da fogazza.
Num refratário coloque a água, a manteiga, o açúcar, o fermento e a medida de 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo. Misture os ingredientes e deixe descansando por 5 minutos. A xícara de (chá) que utilizei nesta receita foi de 240 ml.
Depois de 5 minutos, acrescente o ovo e o sal. Misture os ingredientes e em seguida, comece a adicionar a farinha de trigo aos poucos e continue mexendo continuamente com a colher até a farinha incorporar aos ingredientes líquidos.
Assim que ficar difícil de continuar mexendo com a colher, continue adicionando a farinha de trigo aos poucos e logo após, transfira a massa da fogazza para uma superfície firme e higienizada para realizar a sova manual.
Conforme for sovando a massa da fogazza continue adicionando gradualmente a farinha de trigo. Pode ser que seja necessário utilizar as 650g de farinha como também, pode acontecer de atingir o ponto da massa e sobrar.
Dessa forma, para se resguardar, tenha farinha de trigo extra disponível para trabalhar com tranquilidade.
Sove a massa por 7 a 10 minutos. O ponto da massa da fogazza é homogênea, macia e levemente pegajosa. Assim que atingir o ponto, abra a massa no formato de um rolo e separe 7 pedaços de massa.
Por fim, boleie cada pedaço de massa e acomode-os na bancada enfarinhada com uma pequena distância entre eles. Cubra com um pano de prato limpo e higienizado e deixe descansando por 15 minutos. Após o tempo de descanso, você terá uma massa crescida e macia ao toque.
Agora, o próximo passo é abrir a massa da fogazza. E para fazer isso é necessário enfarinhar a bancada e o rolo para facilitar o manuseio. Feito isso, pegue uma bolinha e abra-a com o rolo enfarinhado em uma espessura que não seja muito fina e nem grossa.
Você pode utilizar um molde circular para abrir vários discos de massa ou então, utilizar uma forma de pastel. Se for utilizar a forma como utilizei nesta receita, recomendo unta-las somente com um pouco de farinha de trigo para a massa não grudar. Essa forma de pastel tem 15 cm de diâmetro.
E é simples! Basta colocar a massa aberta sobre a forminha, colocar uma camada de requeijão cremoso, umas 2 colheres (sopa) do recheio de frango e finalizar com mais uma camada de requeijão. Porém, a quantidade de recheio é você quem define.
Esse requeijão cremoso de bisnaga não tem amido nos ingredientes, por isso tem uma textura cremosa e é muito saboroso!
Depois que rechear é só fechar a forma, apertar para selar, retirar as rebarbas de massa e está pronto! Muito prático! Importante retirar os excessos de farinha de trigo da fogazza de frango. E as rebarbas de massa, podem ser reabertas para virarem outras fogazzas.
Enquanto as fogazzas de frango vão sendo modeladas, as que estão prontas podem ficar aguardando na bancada enfarinhada e cobertas com o pano de prato. Portanto, não demore para fritá-las pois a massa continua fermentando e depois ficam difíceis de manusear.
Frite a fogazza de frango no óleo em temperatura média. O óleo não pode estar muito quente. Frite dos dois lados até dourar. Em seguida, retire do óleo com cuidado e deixe secando no papel toalha. Depois, é só aproveitar esta delícia!
© 2020 – 2025 Receitas Kidelícia. Todos os direitos reservados. Fotos, vídeos e textos são propriedade do Receitas Kidelícia.
Amei vou fazer sempre muito obrigada
Faça sim, é uma delícia! 😋🥰😘