Receita de Fogazza maravilhosa! Se ainda não conhece, faça em casa que compensa!
Receita de Fogazza maravilhosa! Se ainda não conhece, faça em casa que compensa!
7 unidades
20 minutos
15 minutos
35 minutos
352 kcal
Coloque em uma tigela ou uma bacia o fermento biológico seco e em seguida a água, a manteiga, o açúcar e um pouquinho de farinha de trigo. Todos esses ingredientes vão ajudar a ativar a fermentação da nossa massa.
Misture estes ingredientes iniciais e logo após, deixe fermentando por 5 minutos.
Depois de cinco minutos de descanso você vai reparar que formou umas bolinhas e é isso que precisa acontecer.
Agora, acrescente o ovo, o sal e mexa para misturar os ingredientes e por último, coloque a farinha de trigo, só que aos poucos.
Enquanto misturamos a massa, vamos acrescentando a farinha de trigo.
Assim que perceber que fica difícil de continuar misturando a massa com a colher, então já é hora de transferir para uma superfície firme e higienizada, para começar a sovar e para fazer isso, é só polvilhar com a farinha de trigo a superfície, para poder receber a massa.
Feito isso, já podemos começar a trabalhar na massa, sovando e acrescentando mais farinha de trigo. Na massa da fogazza, utilizei 650 g de farinha mas foi necessário polvilhar mais um pouco de farinha de trigo enquanto realizava a sova até dar o ponto.
O ponto da massa da fogazza é até ela ficar lisa, macia e levemente pegajosa.
Após sovar bem a nossa massa, podemos abrir em forma de rolo e partir 7 pedaços para virar 7 bolinhas.
Para descansar, polvilhe um pouco de farinha de trigo na superfície e acomode as bolinhas nesse local para descansar.
Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansando por 15 minutos. Nesse meio tempo, prepare o recheio que vai utilizar na fogazza.
Depois de 15 minutos, já podemos abrir a nossa primeira massa.
Então, polvilhe novamente a superfície com farinha e com o rolo começamos a abrir a massa. Só que tem uma dica importante, sempre polvilhar a farinha na massa, por cima ou passar a farinha no rolo, para que a massa não grude no rolo.
Se caso você quiser fazer os discos num formato menor, é só cortar com uma tampa de 11 cm de diâmetro ou uma tigela redonda de 13,5 cm de diâmetro.
De recheio utilizei, requeijão cremoso de bisnaga, muçarela e calabresa cortadas em cubinhos. Mas você pode rechear com carne, sabor pizza, chocolate, banana com canela huumm…. Enfim o recheio é à gosto.
E é bem simples fechar a massa de fogazza, com cuidado puxe uma lateral e traga para frente cobrindo todo o recheio e aperte as bordas com os dedos e depois você pode utilizar um garfo ou uma carretilha para fechar ou ainda, pode fechar ela diferente, você faz o mesmo processo inicial, só que no final, faça uns torcidinhos na borda.
Para fritar, o óleo não pode estar muito quente e depois de frito, repouse no papel toalha para secar.
A fogazza é de origem brasileira, e foi criada por Ida Pugliese em 1977.
A Ida é filha de italianos e acabou criando a receita quando tentava se inspirar em um pastel italiano que a sua mãe fazia.
Ida gostou tanto da receita, que resolveu levar para vender em sua barraca pela primeira vez na festa de Nossa Senhora Achiropita.
Bom, nem precisa de dizer que foi sucesso total, né?
© 2020 – 2025 Receitas Kidelícia. Todos os direitos reservados. Fotos, vídeos e textos são propriedade do Receitas Kidelícia.
Fiz a receita adorei a massa , não ficou encharcada ficou uma delícia
Parabéns Lidiane! Fico feliz em saber! 🥰😘