Esse frango assado com batatas e recheado com farofa fica extremamente saboroso! Fica super suculento por dentro e bem douradinho por fora. Pode parecer difícil de fazer, mas é muito mais simples do que parece!
Esse frango assado com batatas e recheado com farofa fica extremamente saboroso! Fica super suculento por dentro e bem douradinho por fora. Pode parecer difícil de fazer, mas é muito mais simples do que parece!
Nesta versão, compartilho com você todo o passo a passo da minha receita completa de frango assado: desde o tempero caseiro, o preparo da farofa para rechear o frango e o preparo das batatas para assar, até o tempo de forno e todos os detalhes que deixam o frango inteiro douradinho, suculento e muito saboroso!
É o frango assado recheado preferido da minha família! Além de ser delicioso, é um prato que rende muito e sempre faz o maior sucesso em casa.
Para acompanhar, sirva com arroz branco e saladas variadas de acordo com a sua preferência.
É perfeito pro almoço de domingo ou para datas especiais, especialmente no final de ano. Com certeza vale a pena experimentar!
5 porções
1h 10min
2h 15min
3 horas e 25 minutos
1.800 kcal
Comece preparando um tempero base caseiro no liquidificador ou no mixer. Bata a cebola picada, o alho e o vinagre até obter uma pastinha úmida.
Em seguida, transfira essa pastinha para uma tigela maior e adicione todos os outros temperos secos de acordo com a sua preferência.
O sal é a gosto, mas por ser um frango inteiro eu multiplico o peso do frango cru por 1,2% ou 1,3% de sal. Como eu prefiro um frango bem temperado, no estilo de frango de padaria, usei 30g de sal nesta receita.
Por último, acrescente o azeite ou o óleo para hidratar todos os temperos. Misture bem até formar uma pasta aromática e reserve.
Com as mãos bem limpas, eu gosto de realizar uma pequena limpeza no frango limpo, sem os miúdos e descongelado antes de começar a temperar.
Sendo assim, retiro com cuidado a pontinha do rabinho com a ajuda da faca. Em seguida, retiro também os excessos de gordura que tiver próximo do peito e do pescoço.
Agora, faça um corte raso na pontinha das coxas até encostar no osso para soltar a pele e solte também a pele do peito tomando o cuidado para não rasgar.
Antes de pegar qualquer utensílio limpo, lave bem as mãos com água e sabão. O frango está quase pronto para ser massageado com o tempero!
Em seguida, com o papel toalha, seque um pouco da umidade do frango para o tempero aderir mais facilmente na carne. Seque debaixo das asinhas e também dentro da cavidade interna. Ela será recheada com uma farofa maravilhosa!
Agora sim, com o frango limpo e seco, espalhe o tempero caseiro por todo o frango, massageando bem, principalmente por baixo da pele do peito, das coxas e também, dentro da cavidade. Depois, faça vários furinhos com a ponta da faca somente na carne, para o tempero penetrar melhor.
Feito isso, coloque o frango em uma tigela de vidro grande com tampa, de 4 a 5 litros, se tiver, ou dentro de um saco plástico próprio para alimentos.
Acrescente no frango todo o tempero que ficar na tigela, feche bem e deixe marinando dentro da geladeira de um dia para o outro.
Deixei o frango marinando por 16 horas dentro da geladeira. Quando for preparar a farofa, retire-o da geladeira para que possa, aos poucos, atingir a temperatura ambiente.
Aqueça uma panela caçarola para fritar a calabresa e o bacon levemente na própria gordura e em fogo brando. Caso for necessário, adicione um fio de azeite ou óleo para ajudar.
Após 2 minutos fritando, adicione a cebola, mexa bem e acrescente o orégano para agregar mais sabor.
Depois de 1 minuto, adicione o alho e a pimenta, se gostar da farofa picante. Misture novamente e, em seguida, adicione a farinha de mandioca.
Eu gosto de colocar um pouco primeiro, mexer bem, e assim todo o fundinho dourado que estiver no fundo da panela vai se soltando naturalmente e passando para a farinha. Isso deixa a farofa com muito mais sabor!
Em seguida, desligo o fogo para a farofa começar a esfriar, adiciono o restante da farinha, continuo mexendo bem e, por último, acrescento as azeitonas. Em menos de 10 minutos, a farofa fica pronta!
Transfira uma porção da farofa pronta para um recipiente separado. Use somente uma colher para pegar a farofa que está na panela e outra, diferente, somente para rechear o frango cru.
É importante não misturar as colheres e também não deixar sobrar farofa no recipiente. Coloque apenas o suficiente para preencher a cavidade do frango.
Antes de começar a rechear, ligue o forno para pré-aquecer a 180 °C. Enquanto preparo o frango para assar, o meu forno fica aquecendo.
Os próximos passos agora são: transferir o frango para uma assadeira e rechear a cavidade com a farofa generosamente.
Em seguida, espalhe pedacinhos de manteiga por baixo da pele do peito. Depois feche a pele do peito e da cavidade com os palitos.
Coloque um pedacinho de manteiga embaixo de cada asinha e dentro de cada coxa. Isso deixa a carne super suculenta e saborosa!
Use um palito para fixar ou, então, amarre as asinhas e as coxas com o barbante culinário.
Por último, gosto de finalizar com um fio de azeite para evitar que o calor do forno resseque a superfície no início e, também para ajudar o tempero a fixar na pele.
Se for usar aquelas assadeiras de alumínio descartáveis, não precisa untar. Inclusive, assei o frango em uma de 7 litros. Mas, se for usar uma assadeira comum, precisa untar com óleo ou manteiga.
Em seguida, cubra o frango com papel alumínio, com o lado brilhante voltado para baixo, e feche bem. Não deixe nenhuma abertura, porque é o vapor retido dentro da assadeira que vai cozinhar o frango e manter a suculência da carne.
Agora, para assar o frango inteiro coberto com papel alumínio, eu calculo 40 minutos por quilo. O frango que assei para fazer esta receita pesava 2,207 kg e, multiplicando por 40, o tempo aproximado é de 1 hora e 30 minutos de forno coberto.
Como prefiro garantir que ele cozinhe por completo, arredondo um pouquinho para cima. Dessa forma, deixei assando coberto por 1 hora e 40 minutos, no forno preaquecido a 180 °C.
Quando estiver iniciando os últimos 40 minutos de forno, eu gosto de cozinhar algumas batatas para assar junto com o frango na 2º etapa de forno sem o papel alumínio. É bem simples! Tente prepará-las dentro desses primeiros 20 minutos.
Dessa forma, descasque e corte as batatas em quatro partes.
Em seguida, transfira todas para uma panela caçarola grande, cubra com água filtrada, acrescente o sal e cozinhe por 5 minutos após levantar fervura. Elas ainda estarão firmes, difíceis de espetar com o garfo. Sendo assim, desligue o fogo.
Ainda faltarão cerca de 20 minutos para concluir o tempo de forno do frango, então reserve as batatas na água quente, com a panela semitampada, apenas para ficarem al dente até o momento de irem para a assadeira.
Assim que completar o tempo de forno do frango assado coberto com papel alumínio, transfira a assadeira para a grade do fogão, feche o forno e mantenha ele ligado. Retire o papel alumínio com cuidado para não queimar a mão com o vapor quente, retido dentro da assadeira.
Agora, os próximos passos são distribuir as batatas, mergulhando-as bem no caldo que o frango soltou, e passar um pouquinho de manteiga em ponto de pomada sobre a pele do peito e das coxas.
Depois de assado, a pele vai ficar ainda mais dourada, no estilo do frango de padaria. Além disso, a manteiga também entra em contato com as batatas, deixando tudo mais saboroso!
Feito isso, leve o frango de volta ao forno, agora sem o papel alumínio, para dourar. Se preferir uma cor mais intensa, aumente a temperatura para 200 °C e asse por 30 a 40 minutos.
Após 20 minutos, mexa delicadamente as batatas com o auxílio de uma colher para que todas absorvam bem os temperos do caldo do frango.
No meu forno, mantive a temperatura a 180 °C por 30 minutos e, ao final, liguei o grill por mais 5 minutos para realçar o dourado.
Assim que retirar o frango assado do forno, deixe-o descansar por 10 minutos para que fique ainda mais suculento por dentro e mais fácil de cortar.
Enquanto isso, acomode as batatas na travessa em que for servir e retire todos os palitos e o barbante do frango.
Após esse tempo de descanso, o frango assado com batatas e recheado com a farofa já pode ser servido! A carne fica super macia, suculenta e muito saborosa! Uma delícia!