Massa de Pastel Caseira

A princípio, preparar uma massa de pastel caseira é uma experiência gastronômica saborosíssima! É o pastel caseiro mais delicioso que eu já comi até hoje.

Os ingredientes que compõem a massa são simples, mas, ao escolher os ingredientes da melhor qualidade possível, de fato, contribuirá no resultado final. O pastel frito fica bem sequinho, crocante e delicioso!

Avalie esta receita
5.0 de 5 (3 votos)
massa de pastel caseira

Informações da Receita

Rendimento

15 porções

Tempo de Preparo

40 minutos

Tempo de Cozimento

5 minutos

Tempo Total

45 minutos

Calorias

300 kcal

Ingredientes

Para a Massa

Recheio de Carne Moída

Vídeo da Receita

Modo de Preparo

  1. Separe uma tigela para misturar todos os ingredientes da massa do pastel caseiro. Comece colocando a farinha de trigo, a água levemente morna, o sal, o vinagre de maçã, o óleo e por último, a cachaça. Misture os ingredientes com a ajuda de uma colher e em seguida, sove a massa com as mãos limpas e higienizadas.

    Imagem do passo
  2. Sove a massa do pastel por 10 minutos com movimentos suaves porém, aplicando uma leve pressão para incorporar todos os ingredientes. Assim que ela ficar homogênea, lisa e macia, prepare a massa para descansar.

    Imagem do passo
  3. A massa precisa descansar dentro da geladeira por pelo menos 15 minutos. Antes, embrulhe-a em um saco plástico próprio para alimentos ou no próprio plástico para pastel, para não ressecar.

    Imagem do passo
  4. Enquanto isso, prepare o recheio de carne moída em uma panela à parte. O tempero da carne moída é a gosto, mas, se quiser fazer como eu fiz, então coloque um fio de óleo ou azeite na panela para refogar a cebola, adicione o sal, os talos de salsinha, o tomate, o alho e o orégano.

    Sempre que adiciono um ingrediente, deixo refogando por alguns segundos antes de acrescentar o próximo ingrediente.

    Imagem do passo
  5. Em seguida, acrescente a carne moída e mexa bem todos os ingredientes para temperar a carne e também para que ela fique sem grumos. Não precisa de colocar água para cozinhar pois a carne solta água, o suficiente para cozinhar no próprio líquido.

    Deixe em fogo brando, acrescente a pimenta do reino, misture novamente e tampe a panela para a carne terminar de cozinhar.

    Imagem do passo
  6. Assim que a água secar, tempere com as folhas de salsinha ou cheiro verde a gosto e misture bem para a carne moída ficar bem soltinha. Verifique se precisa de corrigir o sal e deixe esfriar um pouco antes de rechear os pastéis.

    Imagem do passo
  7. Completando o tempo de descanso, pegue um pedaço de massa para ser aberta com o rolo de macarrão ou então, se você tiver um cilindro de massa, é bem mais fácil. Mas por aqui, abri a massa no rolo e deu super certo. O restante da massa que não for trabalhar no momento, deixe sempre envolvido no plástico para manter a maciez e não ressecar.

    Polvilhe um pouco de farinha de trigo em uma bancada firme e higienizada para abrir a massa de pastel com o rolo. Se achar necessário, pode enfarinhar o rolo também.

    Imagem do passo
  8. Abra a massa do pastel com uma espessura mais fina. Quando utilizamos o rolo de macarrão para abrir a massa, pode acontecer das bordas ficarem mais fina e no centro da massa, mais grossa.

    Imagem do passo
  9. Para corrigir isso, corte as bordas que estão com a espessura mais fina. Junte as sobras de massa e guarde dentro do saco plástico. Tanto as extremidades quanto o centro da massa, precisam ter a mesma espessura.

    Imagem do passo
  10. Dessa forma, continue abrindo a massa com o rolo até atingir a espessura desejada uniformemente.

    Imagem do passo
  11. Os pastéis podem ser do tamanho que preferir. Nesta receita modelei 2 pastéis no formato retangular e o restante da massa, no formato redondo. Leve em consideração o tamanho da panela ou do tacho que for utilizar para fritar os pastéis.

    Imagem do passo
  12. Modelei o pastel retangular com aproximadamente 13 cm de comprimento x 16,5 cm de largura e coloquei 2 colheres (sopa) do recheio de carne moída. Antes de fechar o pastel, é sempre bom pincelar um pouco de água filtrada nas bordas para facilitar na selagem.

    Dobre a massa ao meio, cobrindo todo o recheio. Depois, feche o pastel retirando todo o ar de dentro, pressionando com as palmas das mãos bem em cima do recheio e também nas bordas.

    Imagem do passo
  13. Feito isso, pressione as bordas do pastel com um garfo para ficar bem fechado, garantindo que o recheio não saia do pastel no momento que for fritar. Só cuide para não furar o pastel com o garfo. Se preferir, pode fechar com uma carretilha.

    Depois de pronto, reserve dentro de uma assadeira e mantenha sempre coberto.

    Imagem do passo
  14. Para modelar o pastel de massa redonda, utilizei uma forma de pastel de 12,5 cm de diâmetro. E, sempre que corto a massa, gosto de garantir uma espessura mais fina, abrindo levemente a massa com o rolo.

    Adicione o recheio, certificando de não ultrapassar na quantidade e feche o pastel com o outro lado da massa pressionando bem para não ficar ar acumulado dentro do pastel.

    Imagem do passo
  15. Caso preferir, pressione as bordas dos dois lados com o garfo para ficar bem fechado. Os dois modelos ficam maravilhosos e o tamanho e a quantidade de recheio, é você quem define. Só pra você ter uma ideia, o pastel de feira, por exemplo, chega a ter 30 cm de comprimento por 10 cm de largura!

    Imagem do passo
  16. Abra e modele todo o restante da massa seguindo as instruções acima. Se você quiser armazenar dentro da geladeira para modelar no dia seguinte, recomendo que abra todas as massas antes e, enrole-a no plástico próprio para pastel e deixe bem fechado, removendo o máximo de ar antes de fechar.

    Você pode fritar, assar e até mesmo, pode fazer uma deliciosa lasanha com a massa de pastel.

    Imagem do passo
  17. Os pastéis foram fritos, cuidadosamente, no óleo quente. Se você colocar uma colher de pau ou um palito de espetinho limpo no óleo quente, subirá instantaneamente várias bolinhas ao redor.

    Imagem do passo
  18. Isso significa que o óleo está em uma boa temperatura para fritar. Dependendo do tamanho da panela ou da fritadeira, coloque 1 ou 2 unidades por vez. Se observar que o óleo esquentou demais, então, abaixe o fogo para controlar a temperatura.

    Frite dos dois lados até ficar dourado e para facilitar, utilize uma escumadeira para retirar o pastel da gordura. Em seguida, coloque para secar no papel toalha ou em um escorredor de pastel.

    Imagem do passo
  19. Olha que lindos! Esta receita me renderam 15 pastéis deliciosos. Dois foram no formato retangular e o restante, tudo redondo. Agora é só servir!

    Imagem do passo

Dicas

  • Sirva os pastéis com molho de pimenta ou de sua preferência. É comum também servir o pastel de carne acompanhado com vinagrete.
  • Experimente variar nos recheios como por exemplo: pastel de frango com requeijão, pastel de queijo, pastel de bacalhau, camarão, de presunto e queijo e também é possível fazer versões doces com recheios de nutella, banana com canela, sabor Romeu e Julieta, doce de leite e etc.

Gostou da Receita? Compartilhe!

WhatsApp
Pinterest
Email

Deixe um comentário

guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Angela
Angela

Parece ser delicioso! Vou experimentar! Obrigada pela receita!

Isa
Isa

Obrigada por compartilhar a receita
Fiz e ficou uma delícia muito sequinho e crocante
Fácil de fazer😍
Não deu 15 pastéis ☹️☹️ rsrs
Aqui Deu 12 pastéis pequenos
Da próxima vou fazer 2 receitas
😋😋

Receitas que você também pode gostar