Nhoque de Batata

A princípio, nhoque de batata é um clássico! Vai bem no almoço de domingo, na ceia de Natal, ano novo…Prato típico italiano simples, delicado e extremamente saboroso!

Avalie esta receita
4.1 de 5 (13 votos)
nhoque de batata

Esta receita de nhoque de batata é tão boa que vai fazer você querer comer até o prato ficar limpo! Não estou exagerando!

Depois do nhoque de batata da minha tia Tereza, esse sem dúvida é o melhor nhoque de batata que já comi na minha vida. A massa é macia e super saborosa, é leve com uma certa firmeza porém suave e sem o gosto de farinha de trigo.

Experimente esta receita de nhoque de batata sensacional e se surpreenda com o resultado!

Informações da Receita

Rendimento

6 porções

Tempo de Preparo

40 minutos

Tempo de Cozimento

30 minutos

Tempo Total

1 hora e 10 minutos

Calorias

380 kcal

Ingredientes

Para a Massa

Para finalização

Vídeo da Receita

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, lave bem as batatas e deixe-as inteiras e com a casca. Em seguida, leve as batatas em uma panela que caiba todas elas junto com a água filtrada em temperatura ambiente até cobri-las, para o fogão. Acrescente 1 1/2 colher (sopa) de sal para cozinhar e deixe ferver.

    Imagem do passo
  2. Agora, é importante observar o ponto ideal para retirar as batatas do cozimento. O ponto ideal do cozimento para ter sucesso com a massa do nhoque, é “al dente”. Ou seja, cozida porém com uma leve firmeza.

    Então, aproximadamente de 10 à 15 minutos, você espeta a batata com um garfo. O garfo precisa entrar com facilidade na batata e com a mesma facilidade, a batata precisa se soltar do garfo.

    Imagem do passo
  3. Se estiver no ponto, finalmente pode desligar o fogo e escorrer as batatas. E, antes de retirar as cascas, espere amornar.

    Imagem do passo
  4. Depois que retirar as cascas das batatas, com um garfo mesmo, já vai amassando-as. Para poder amassar com facilidade, é importante que elas estejam em temperatura morna. Faça isso em uma superfície limpa e higienizada.

    Imagem do passo
  5. Separei uma tábua de madeira que uso na cozinha para fazer o nhoque de batata. Contudo, se for utilizar uma tábua, ela precisa estar muito bem higienizada e seca.

    Imagem do passo
  6. Por fim, para ter uma uma massa de nhoque homogênea, use as costas de uma colher para amassar algum pedacinho de batata que ficou inteiro.

    Imagem do passo
  7. Um outro detalhe que precisa levar em consideração, é que houve uma redução de peso depois que as batatas passaram pelas seguintes etapas: cozimento, remoção das cascas e depois, amassadas. Como resultado final, a receita prossegue a partir daqui com 960 g de batata amassada.

    Imagem do passo
  8. Caso estiver ok, podemos prosseguir com os próximos passos. O que vem a seguir é 1 gema de ovo com uma pitada de sal, misture bem com um garfo e acrescente na massa do nhoque de batata.

    Imagem do passo
  9. Então, com as mãos limpas e higienizadas, inclua a gema na massa de nhoque de batata. Faça movimentos de fora para dentro com a mão, simulando uma espátula de massa.

    Imagem do passo
  10. Feito isso, chegou o momento de acrescentar a farinha de trigo. Nesta receita separei 200 g de farinha de trigo tradicional tipo 1. O segredo é não usar tudo de uma vez!

    Vai peneirando aos pouquinhos em cima e em volta da massa de nhoque de batata. Acrescente também, 1 1/2 colher (chá) de sal. Trabalhe na massa do mesmo jeito, sempre fazendo movimentos com a mão de fora para dentro.

    Imagem do passo
  11. Caso a massa for pedindo por mais farinha, siga colocando aos poucos e peneirando. Por fim, a massa vai parar de grudar nas mãos. Se quiser confirmar, lave as mãos e tente fazer uma bolinha com a massa. Dessa forma, utilizei no total apenas 180 g de farinha de trigo.

    Imagem do passo
  12. O próximo passo agora é enfarinhar a superfície para poder trabalhar nos pedaços de massa. Faça rolinhos alongado com uma espessura de aproximadamente 1cm.

    Imagem do passo
  13. Basta colocar a palma das mãos sobre o pedaço de massa de nhoque e ir movimentando para frente e para trás e alongando-o, por fim, formando um cilindro fino com espessura de 1 cm aproximadamente.

    Logo depois, corte em pedacinhos menores de 1 a 2 cm. Tente manter um padrão de tamanho para todo o restante da massa.

    Imagem do passo
  14. Para cozinhar os nhoques de batata, é simples. Leve uma panela alta com 2,5 litros de água para ferver, junto com 2 colheres (sopa) de sal. Esta água precisa estar salgada.

    Imagem do passo
  15. Assim que a água ferver, despeje parte dos nhoques de batata picados para cozinhar. Assim que subirem para a superfície, retire-os com uma escumadeira e reserve em um refratário de vidro, que possa ir ao forno ou ao microondas.

    Imagem do passo
  16. Faça esse processo até cozinhar todos os nhoques.

    Imagem do passo
  17. Finalize com um molho de tomate caseiro e queijo ralado se preferir. Se colocar o queijo, leve para o forno ou microondas para poder derreter.

    Imagem do passo

Dicas

Quando você estiver cozinhando as batatas, evite espeta-las com o garfo mais de uma vez, para evitar de levar mais umidade para dentro delas.

E, enquanto estiver trabalhando com as batatas amassadas e perceber que estão com excesso de umidade e mole, então será necessário secá-las.

Como fazer isso? É simples mas exige atenção: Você coloca as batatas amassadas em uma panela limpa e leve para o fogão em fogo baixo e com uma colher ou uma espátula de silicone, vai mexendo essa massa para poder sair todo o excesso de água e ainda ter cuidado para não queimar a massa de batata!

Portanto, para evitar essa etapa citada acima e evitar erros, cuide das batatas desde o início da receita de nhoque de batata. Agora, é a vez da gema: Escolha um ovo pequeno de aproximadamente 40 g.

A gema vai ajudar a dar mais sabor e ao mesmo tempo, ajudar na liga da massa. Tenha em mente que para ter um nhoque de batata leve, precisa haver um equilíbrio entre a batata e a farinha de trigo. Ou seja, para ter uma ideia de proporção, a cada 1 kg de batata não ultrapassar de 200 g.

E para ter sucesso neste equilíbrio na receita de nhoque, tudo começa na batata. Se preferir, pode até fazer o nhoque com a batata Asterix, pelo fato de ser mais sequinha.

Porém, é possível usar a batata inglesa sim, mas precisa se atentar com o ponto do cozimento.

Gostou da Receita? Compartilhe!

WhatsApp
Pinterest
Email

Deixe um comentário

guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra

Receita testada e aprovada! Gratidão ! Nhoque macia e forme! Apenas acrescentei queijo ralado na massa, minha mãe sempre colocou, e na minha opinião, dá um toque a mais no sabor!