Salgado Enrolado de Calabresa

Esse salgado enrolado de calabresa com requeijão cremoso é simplesmente delicioso! A massa fica fofinha e super leve. É perfeita para servir no lanche da tarde!

Avalie esta receita
0.0 de 5 (0 votos)
salgado enrolado

Você pode modelar no formato que preferir, mas eu amo fazer esses lanchinhos no estilo de pãezinhos caseiros recheados. Eles ficam lindos e são ótimos para levar em um piquenique!

Informações da Receita

Rendimento

16 unidades

Tempo de Preparo

2 horas

Tempo de Cozimento

30 minutos

Tempo Total

2 horas e 30 minutos

Calorias

410 kcal

Ingredientes

Para a Massa

Recheio de calabresa

Vídeo da Receita

Modo de Preparo

  1. Preparo da Massa

  2. Em um refratário coloque o óleo, a água levemente morna e o açúcar. Adicione também o fermento e misture com uma colher por alguns segundos para diluir o açúcar e hidratar o fermento.

    Em seguida, adicione um pouco da farinha de trigo, junte o ovo levemente batido e misture até a farinha ficar úmida.

    Imagem do passo
  3. Coloque mais um pouco de farinha, o sal e volte a misturar todos os ingredientes novamente.

    Quando a massa começar a ficar mais pesada, ficando difícil de continuar mexendo com a colher, é hora de colocar as mãos limpas na massa.

    Sendo assim, transfira para uma bancada higienizada e enfarinhada e comece a sovar, incorporando o restante da farinha sempre aos poucos.

    Imagem do passo
  4. Se estiver muito grudenta, continue polvilhando farinha aos poucos e continue sovando por 7 a 8 minutos, até a massa ficar homogênea, elástica e macia. Ela deve ficar ligeiramente pegajosa ao toque, mas sem grudar demais nas mãos.

    Boleie a massa e coloque dentro de um refratário enfarinhado, tampe bem e deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume.

    Deixe a massa crescer dentro do forno desligado, dessa forma ela fica protegida e cresce de modo uniforme.

    Imagem do passo
  5. Preparando o Recheio

  6. Em uma frigideira levemente aquecida, frite rapidamente a linguiça tipo calabresa ralada por 2 a 3 minutos, na própria gordura dela.

    Em seguida, adicione o tomate. Enquanto ralava a calabresa, eu deixei o tomate picado no papel toalha para absorver um pouco da umidade dele.

    Finalize com cheiro verde picadinho, misture bem os ingredientes e deixe o recheio esfriar antes de montar os salgados.

    Imagem do passo
  7. Modelagem dos salgados

  8. Depois que a massa dobrar de volume, transfira para uma bancada levemente enfarinhada.

    Com as pontas dos dedos, comece abrindo a massa e, em seguida, use o rolo para deixar no formato retangular e com uma espessura de aproximadamente 3 mm.

    No meu caso, a massa ficou com cerca de 60 cm de comprimento por 37 cm de largura.

    Imagem do passo
  9. Agora, divida a massa ao meio na vertical, formando duas metades. Cada metade será dividida novamente ao meio, ficando com quatro metades.

    Depois, cada uma dessas metades, divida ao meio novamente com 6 a 7 cm de largura, do mesmo jeito na vertical.

    E por fim, divida na horizontal, totalizando 16 tiras de massa.

    Imagem do passo
  10. Sobre cada tira, coloque uma porção de requeijão cremoso de bisnaga e um pouco do recheio de calabresa com tomate e cheiro verde.

    Coloque uma quantidade equilibrada de recheio: nem pouco para não ficar seco e nem muito, para não dificultar na hora de enrolar. Use aproximadamente 2 colheres de (sopa) do recheio de calabresa por tira.

    Imagem do passo
  11. Agora é só enrolar como se fosse um rocambole, começando por uma das extremidades. Se quiser, feche bem as laterais para que fiquem no formato de pãezinhos, ou deixe abertas, com o recheio aparecendo.

    Imagem do passo
  12. Feito isso, pressione a emenda para selar bem e acomode os salgados enrolados na assadeira untada e enfarinhada, com a emenda voltada para baixo e com uma distância de um a dois dedos entre eles para que possam crescer sem grudar.

    Em seguida, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansando por 30 minutos.

    Imagem do passo
  13. Depois de 30 minutos, eles vão estar mais crescidinhos e detalhe: nesse meio tempo da segunda fermentação, o forno já precisa estar pré-aquecendo. Deixo aquecer por 20 minutos a 200 °C.

    Por fim, em cima de cada salgado, pincele uma gema de ovo misturada com um fio de óleo ou azeite, para eles ficarem douradinhos e com uma casquinha macia. E se gostar, finalize com orégano ou sementes de gergelim.

    Imagem do passo
  14. Leve os salgados para assar no forno pré-aquecido a 200 °C por 25 a 30 minutos, dependendo do forno.

    Assim que estiverem prontos, retire os salgados do forno com cuidado e deixe esfriando sobre uma grade de resfriamento. Cubra-os com um pano de prato limpo e seco para que fiquem macios.

    Imagem do passo
  15. Mas, se o recheio que você estiver usando for muito cremoso, apenas transfira os salgados para a grade e deixe esfriar sem cobrir para não murchar.

    Olha só que delícia! É um salgado tão prático de fazer e fica ótimo para servir no lanche da tarde com a família.

    Imagem do passo

Conservação

Assim que estiverem completamente frios, guarde os salgados em um pote bem fechado, de preferência de vidro com tampa hermética por até 3 dias na geladeira. Quando for consumir, aqueça no forno ou na Airfryer a 180ºC por cerca de 8 a 10 minutos.

Gostou da Receita? Compartilhe!

WhatsApp
Pinterest
Email

Deixe um comentário

guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Receitas que você também pode gostar