Você já experimentou uma fogazza frita com massa de batata? Esse salgado é simplesmente uma delícia! Fica sequinha por fora, macia por dentro e muito saborosa.
Você já experimentou uma fogazza frita com massa de batata? Esse salgado é simplesmente uma delícia! Fica sequinha por fora, macia por dentro e muito saborosa.
Essa receita é perfeita para fazer em casa e reunir a família, preparar para um lanche especial de fim de semana ou até mesmo para quem deseja uma opção de salgado para vender sob encomenda.
Em algumas regiões do Brasil, a fogazza frita também é conhecida como pizza frita, que é um salgado bastante popular em feiras e lanchonetes.
Nesta versão, a massa leva batata, o que faz toda a diferença no resultado final, deixando a fogazza muito mais saborosa.
Além disso, a versatilidade é um dos grandes destaques dessa receita: você pode variar os recheios conforme o seu gosto. E eu tenho certeza que você fará deliciosas fogazzas com essa massa! 😋
11 unidades
1h 30min
20 minutos
1 hora e 50 minutos
500 kcal
Primeiramente, cozinhe as batatas com a casca em água suficiente para cobri-las, por 20 a 25 minutos, até ficarem macias. Para preparar a massa de fogazza frita com batata, eu separei 2 batatas médias, com o peso aproximado de 320g no total.
Depois de cozidas, escorra a água e aguarde amornar para retirar a casca com segurança. Em seguida, amasse bem as batatas com um garfo ou melhor ainda, com um espremedor de batatas, para obter um purê bem liso. Feito isso, reserve.
Agora, em um refratário, coloque o azeite e o açúcar e misture até dissolver levemente os grãos, especialmente se estiver utilizando o açúcar cristal.
Logo após, acrescente o fermento biológico seco, misture por alguns segundos para hidratá-lo e, em seguida, junte as batatas amassadas e frias, incorporando bem os ingredientes com ajuda da colher.
Agora, adicione o leite levemente morno e misture por alguns segundos. Usei a xícara (chá) de 240 ml.
Feito isso, acrescente a gema e misture novamente. Esse cuidado de misturar a cada nova adição de um ingrediente, contribui para termos uma massa mais homogênea e fofinha no final.
Comece a adicionar a farinha de trigo aos poucos, incorporando os ingredientes. Sendo assim, antes de colocar o restante final da farinha, acrescente o sal e volte a misturar bem.
Assim que sentir a massa ficar um pouco mais pesada para continuar misturando com a colher, termine de incorporar a farinha com as mãos limpas e higienizadas e já transfere para a bancada.
Sove por 10 minutos, até obter uma massa lisa, macia, elástica e que não grude nas mãos.
Feito isso, modele a massa em formato de rolo e divida em porções de 100g para fogazzas de tamanho médio ou porcione no tamanho que desejar. Leve em consideração o tamanho da fritadeira e também a quantidade de recheio que você tem a disposição.
Depois que dividir, boleie cada porção de massa, em seguida, cubra com o plástico próprio para alimentos e com um pano de prato limpo. Deixe descansar por 30 minutos.
Tenho gostado bastante de usar essas formas de risoles de 15 cm de diâmetro para modelar as fogazzas, mas, se você não tiver, não tem problema. Basta apertar bem as bordas com um garfo, igual a gente faz para fechar um pastel que também dá certo. Vamos começar?
Inicie polvilhando levemente a bancada com a farinha, e pegue uma bolinha de massa para ser aberta. Comece abaixando a fermentação apertando-a suavemente com as pontas dos dedos e depois, abra com o rolo no formato de disco, com espessura de 2 a 3 mm.
Em seguida, coloque o recheio de sua preferência em uma das metades da massa. Aqui, recheei as minhas fogazzas com requeijão cremoso de bisnaga, linguiça calabresa ralada, muçarela ralada, tomate e um pouco de orégano. Depois disso, é só fechar.
Se sobrarem rebarbas de massa, dá para reaproveitar e formar mais uma unidade.
Mantenha as fogazzas sempre cobertas para não ressecar, mas evite demorar para fritar, pois a massa continua fermentando e pode dificultar o manuseio. Então, modele algumas unidades e já leve para fritar.
Aqueça o óleo em fogo médio; ele não deve estar frio e nem muito quente para fritar as fogazzas. Dessa forma, frite poucas unidades por vez, virando com cuidado para dourar dos dois lados.
Se perceber que o óleo começa a esquentar demais, abaixe o fogo.
Assim que estiverem douradas dos dois lados, retire do óleo com uma escumadeira e deixe escorrer em uma grade ou sobre papel toalha.
Agora é só aproveitar essa delícia! A fogazza fica sequinha, levemente crocante por fora e, por dentro, é uma massa que não é tão grossa quanto a de pão, mas um pouco mais densa, macia, leve e extremamente saborosa.
Essa massa de fogazza é muito versátil e combina com diversos recheios salgados. Versões doces de creme de avelã com pedacinhos de morango e queijo com goiabada fica sensacional!