Como Fazer Feijão Super Cremoso? Confira estas dicas

A princípio, como fazer feijão cremoso? Você sabe quanto tempo demora para cozinhar?

Primeiramente, dependerá muito do recipiente onde será cozido. Na panela de pressão, por exemplo, geralmente leva em torno de 35 a 40 minutos para que os grãos fiquem macios e saborosos.

Muitos podem achar complicado preparar receitas com feijão. Contudo, neste artigo, mostraremos como é simples o preparo de um delicioso feijão para deixar suas refeições ainda mais completas e nutritivas. Confira!

Qual o tempo de cozimento do feijão?

Se você é do time que acredita que deixar feijão de molho influencia no tempo de cozimento do grão, saiba que isto é um mito.

Pois é possível cozinhar o feijão tradicional por exemplo, na panela de pressão sem deixar de molho de um dia para o outro, em apenas 6 minutos.

Pois é! Eu sei…soa completamente contraditório com o que já estamos acostumados a repetir: – Que deixar o feijão de molho na água, economiza no gás.

Porém, a prática do remolho é necessária para que haja a eliminação de alguns componentes do feijão que são considerados antinutrientes, principalmente os oligossacarídeos que, em nosso corpo, podem causar incômodos intestinais.

Dessa forma, ao deixarmos de molho, mesmo que os grãos pareçam estar maiores em razão da absorção de água, ainda assim precisarão passar por cerca de 35 minutos de cozimento para que a receita seja finalizada com sucesso.

Aliás, não esqueça de manter o fogo sempre médio, avaliando antes, claro, a potência do seu fogão. Por exemplo, se o eletrodoméstico for de alta potência, basta deixar o feijão cozinhar em fogo baixo pelo mesmo tempo – o resultado ainda será uma receita bem preparada!

E lá vai a dica: após passados os 35 minutos de cozimento, desligue o fogo, deixe a panela de pressão ainda fechada por mais 10 minutos para finalizar com um caldo mais encorpado.

Ao todo, serão 45 minutos de preparação para que sua receita de como cozinhar feijão esteja pronta!

Ah, quanto ao feijão preto, o tempo de cozimento é o mesmo. Você só deve perceber a safra do grão, pois independente do tipo de feijão, o tempo de preparação é igual, mas as safras mais recentes são, também, mais resistentes ao cozimento. Logo, precisarão de um tempo maior no fogo.

Como cozinhar feijão?

Quer aprender a fazer um feijão simples e bem saboroso? Saiba que o principal tempero dessa receita é o alho.

Dessa forma, pode utilizar azeite para dar uma dourada no alho, e até mesmo cebola picado à gosto, logo após, acrescentar o feijão já cozido à panela.

Se quiser, pode acrescentar folhas de louro também!

Por fim, se deseja preparar a receita com a adição de bacon e calabresa, inclua os ingredientes também no momento do cozimento do feijão. Assim, a receita finalizará com aquele gostinho delicioso que só estes ingredientes conseguem adicionar a qualquer prato! Além disso, o caldo ainda vai dar aquela encorpada legal.

Como fazer feijão cremoso?

Se quer deixar seu feijão ainda mais saboroso e com aspecto profissional, continue acompanhando o artigo.

O segredo para deixar seu feijão cremoso e delicioso é ainda mais simples que sua preparação. Primeiramente, você não joga fora os grãos que estão pela metade, por que, eles irão ajudar na consistência do caldo.

Outro pulo do gato, é retirar uma concha de feijão, sem caldo, quando estiver cozinhando ou refogando os grãos.

Em seguida, despeje esta quantidade num prato e pressione-os com o auxílio de um garfo até que os grãos estejam completamente amassados. Logo após, adicione a massa formada à panela.

O ideal é que já haja um pouco de caldo no recipiente de cozimento do feijão, uma vez que isto fará com que essa pequena quantidade de massa incorpore perfeitamente, deixando a receita cremosa e muito saborosa!

Adicionar farinha de mandioca também engrossa o caldo e ainda dá um sabor diferenciado à receita.

Como cozinhar feijão na panela de pressão

Quer deixar seu feijão bem gostoso para a hora do almoço? Aprenda a como cozinhar feijão na panela de pressão e deixá-lo bem temperado.

Para começar, saiba que não é um bicho de sete cabeças preparar feijão na panela de pressão.

Inicialmente, inclua os grãos e água na panela. Você pode adicionar 1 xícara de chá de feijão para cada 3 xícaras de chá de água. Assim que perceber que a panela de pressão começa a chiar, marque 30 minutos em seu relógio.

Em seguida, deixe a panela esfriar, e, com cuidado, levante a válvula com o auxílio de um garfo para que toda a pressão seja eliminada. Para esfriar mais rapidamente, coloque metade da panela debaixo da torneira.

E atenção: nunca abra a panela quando esta apresentar-se quente e com pressão!

Por fim, retire alguns grãos e observe se estão amolecidos e macios. Faça o teste: com um garfo, amasse-os. Se conseguir fazer isto sem esforço algum, ótimo! O feijão está no ponto. Caso contrário, volte a panela para o fogo e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Pronto! Agora você tem um feijão macio e pronto para ser temperado e usado nas mais variadas e saborosas receitas!

Conclusão

Cada um de nós possui uma preferência quanto ao tempero e forma de cozinhar o feijão, certo? Inclusive, se você quiser compartilhar conosco à sua maneira, aqui nos comentários, será muito legal! Dessa forma, podemos contribuir com quem é iniciante na cozinha ou apenas servirá de aprimoramento para quem já possui experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.