Com poucos ingredientes é possível fazer uma mandioca frita crocante, sequinha e cremosa por dentro! Uma delícia para servir como aperitivo ou acompanhamento.
Com poucos ingredientes é possível fazer uma mandioca frita crocante, sequinha e cremosa por dentro! Uma delícia para servir como aperitivo ou acompanhamento.
51 unidades
50 minutos
25 minutos
1 hora e 15 minutos
50 kcal
Primeiramente, corte as mandiocas ao meio, no sentido do comprimento, e retire os fiapos, ou o pavio de cada uma. Em seguida, corte-as em pedaços menores e, de preferência, mantenha todas do mesmo tamanho para facilitar o cozimento.
Feito isso, leve as mandiocas para cozinhar em uma panela normal ou na panela de pressão, que foi a escolhida para preparar esta receita. A mandioca cozinha mais rápido na pressão.
Sendo assim, coloque as mandiocas na panela e cubra com água. Por último, acrescente o sal e mexa com a ajuda de uma colher.
Em seguida, tampe a panela e deixe em fogo alto até pegar pressão. Assim que a panela pegar pressão, precisa abaixar o fogo e deixar cozinhando por 10 a 15 minutos ou até ela ficar macia. É importante não deixar cozinhar demais.
Sempre que for abrir uma panela de pressão, antes, desligue o fogo primeiro e espere a pressão sair sozinha. Só abra a tampa quando toda a pressão já tiver saído.
Escorra a água do cozimento e amasse a mandioca com um garfo ou com um amassador de batatas até ficar com uma consistência cremosa e homogênea. Faça esse processo enquanto ela ainda está morna, porque assim fica mais fácil de amassar.
E, depois de amassar toda a mandioca, experimente um pouquinho para ajustar o sal, se for necessário.
Separe uma assadeira média para espalhar a mandioca amassada. Eu usei uma forma retangular de 33 cm x 22 cm x 5,5 cm de altura.
Forrei ela com um plástico próprio para alimentos, pois acho mais fácil na hora de desenformar. Se preferir, pode untar a forma com óleo ou manteiga.
Agora, é só espalhar a mandioca amassada pressionando bem com as costas de uma colher. Deixe a massa com uma altura de aproximadamente 1 cm e a superfície bem lisa.
Por último, cubra com filme plástico bem rente à superfície para evitar umidade e leve para firmar na geladeira por 2 horas ou no freezer por 20 minutos.
Depois desse tempo, retire o plástico e desenforme sobre uma tábua de corte. Em seguida, corte a mandioca no formato de palitos.
Para fazer isso, é só cortar várias fileiras no sentido do comprimento com 3,5 cm de largura cada. Em seguida, divide essas fileiras ao meio na vertical e, por fim, corte em pedaços menores, na horizontal, formando os palitos. Aqui na minha receita, cada fileira renderam 6 palitos de mandioca.
Se achar necessário, pode modelar cada palito entre as palmas das mãos, rolando delicadamente, para deixar mais uniforme.
E, enquanto corta os palitos de mandioca, já coloca o óleo para aquecer em uma panela.
O óleo não pode estar muito quente. Para verificar, coloque um pedacinho de mandioca no óleo. Se o óleo borbulhar, está no ponto. Recomendo fritar poucas unidades por vez para não cair a temperatura do óleo.
Frite até dourar. Assim que estiverem douradinhos, retire-os do óleo com uma escumadeira e deixe secando no papel-toalha.
Após fritar as mandiocas sirva a seguir como um aperitivo ou então, como acompanhamento de carnes grelhadas ou no churrasco.
Fica bem gostoso também montar um prato caseiro completo, com arroz, feijão, carne e salada de tomate para acompanhar essa mandioca frita sequinha deliciosa!